05 de novembro de 2018
Semana Nacional de Prevenção ao Câncer Bucal: saiba como se proteger
Este ano, devem ser registrados 14,7 mil casos de câncer de boca no país. Destes, 11,2 mil em homens e 3,5 mil em mulheres. Os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) reforçam a importância da informação e da prevenção.
Hábitos simples e saudáveis como boa higiene, não beber e não fumar podem ajudar a reduzir incidência da doença. Para alertar a população sobre a importância de tais hábitos, foi criada a Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal – de 5 a 9 de novembro.
O objetivo é estimular ações preventivas contra este tipo de câncer que afeta lábios e o interior da cavidade oral. Por isso, dentro da boca devem ser observados gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas), além da região embaixo da língua.
Prevenção
Atitudes simples como abstenção de fumo e bebidas alcoólicas, dieta rica em alimentos saudáveis e boa higiene oral diminuem as chances de desenvolver a maioria das doenças malignas, inclusive os tumores na boca, que são os mais comuns tipos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a prevenção pode ajudar a reduzir a incidência de câncer em até 25% até 2025.
No Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Política Nacional de Saúde Bucal, são desenvolvidas ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população brasileira.
Foto: Ministério da Saúde