Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
07 de novembro de 2018
Encontro de Coordenadores Municipais do Programa de Controle de Tabagismo

Encontro Anual de Coordenadores Municipais do Programa de Controle de Tabagismo RJ/2018: atualizações e apresentações de trabalhos exitosos

A Divisão de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde (DIVDANT/PS) da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, por meio da Equipe Técnica responsável pelo Programa Estadual de Controle do Tabagismo, promoveu no dia 29 de outubro, o “Encontro Anual de Coordenadores Municipais do Programa de Controle de Tabagismo RJ/2018 - Atualizações e Apresentações de Trabalhos Exitosos”.

O encontro, que contou com palestrantes convidados bem como de membros da equipe técnica do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, reuniu 113 participantes, com representações de 42 municípios do Estado do Rio de Janeiro. Participaram Coordenadores Municipais do Programa de Cessação do Tabagismo, responsáveis técnicos da Assistência Farmacêutica, da Atenção Básica e também da Saúde Bucal.

O encontro apresentou diversos olhares sobre o tabagismo, questões relacionadas ao processo agrícola, ao plantio e suas consequências para saúde dos agricultores, aspectos sociais, econômicos e familiares. Também abordou as relações do Tabaco e Tuberculose, e com a Saúde Bucal. Mostrou um panorama sobre as novas atrações do mercado fumígero, explicando como são danosos os cigarros eletrônicos, nova febre da indústria tabagista entre jovens e adultos, e os cigarros aquecidos. Todos contendo substâncias potentes contra a saúde dos cidadãos.

O Encontro também avaliou questões do Programa de Cessação do Tabagismo nas Unidades de Saúde Municipais em relação ao atendimento prestado, à Abordagem Cognitiva Comportamental, Saber Saúde, Legislação e apoio medicamentoso.

Os municípios puderam, ao final do encontro, apresentar relatos de experiências exitosas do Programa em suas respectivas Unidades de Saúde. Foram 14 apresentações com ações muito interessantes, como as do município de Campos dos Goytacazes, que segundo o coordenador do Programa, o enfermeiro Jetro M. Pereira, desenvolve parceria com a Peri Odontologia e a Fundação de Esportes.

Na Fundação os pacientes têm acesso a prática de desporto físico na modalidade que desejarem. Já na Odontologia o foco é direcionado a garantia da saúde bucal, identificando e tratando os problemas dentários e possíveis doenças da boca, podendo destacar as tabaco relacionadas.

Segundo o relato da médica Elizabeth Uhl, coordenadora em São Francisco de Itabapoana, o município foca no ambiente livre do tabaco, na vida saudável livre do cigarro, buscando identificar e tratar as comorbidades associadas, cujo, as mais predominantes são: diabetes e hipertensão.

O tabagismo afeta seriamente tanto os fumantes quanto às pessoas expostas à fumaça (fumante passivo). O Encontro de Coordenadores objetivou atualizar os profissionais que atuam nas Coordenações Municipais em relação às ações de promoção, prevenção e tratamento, e ainda, estreitar as relações com os municípios que atuam no Programa de Controle do Tabagismo, estimulando o enfrentamento dos desafios pertinentes tanto ao tratamento quanto às políticas de Promoção da Saúde.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!