21 de novembro de 2018
Seminário Macrorregional de Prevenção ao Suicídio
O Seminário Macrorregional de Prevenção ao Suicídio realizado pela Área Técnica de Notificação e Prevenção de Violência, da Divisão de Vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DIVDANT) no dia 12 de novembro, foi a segunda edição do evento ocorrido em setembro 2017. Nesta ocasião foi apresentada a Agenda Estratégica de Prevenção ao Suicídio do Ministério da Saúde.
Este ano, o evento iniciou com uma fala sobre o suicídio como impossibilidade de simbolização da vida. Logo a seguir, foi apresentada a Agenda Estratégica do Ministério da Saúde sobre Prevenção ao Suicídio, um panorama atualizado de dados sobre suicídios e tentativas de suicídio/violência autoprovocada do Brasil e do estado do Rio de Janeiro. Além disso, os participantes contaram com a análise de dados do perfil da morbimortalidade do agravo Intoxicação Exógena no estado, pela equipe da Divisão de Saúde do Trabalhador, e apresentação da Rede de Atenção Psicossocial, pela Gerência de Saúde Mental/SES-RJ.
Foi possível avançar na discussão das metas da Agenda Estratégica Estadual, a partir de uma apresentação sobre o questionário respondido previamente pelos profissionais de saúde, sobre as ações e a rede municipal de prevenção ao suicídio. Logo após, os participantes foram divididos em grupos pelas Regiões de Saúde presentes, com vistas à construção de plano estadual/municipais de acordo aos eixos da agenda estratégica: Vigilância e Qualificação da Informação, Prevenção de Suicídio e Promoção da Saúde e Gestão e Cuidado. O evento contou com 90 participantes, profissionais de todos os pontos da Rede de Atenção à Saúde, representantes de 26 municípios e das nove (9) Regiões de Saúde do estado.
Confira fotos e apresentações feitas durante o seminário:
Seminário Macrorregional de Prevenção a Violência Autoprovocada e Suicídios - Panorama do Estado do Rio de Janeiro 2017
Seminário Macrorregional de Prevenção a Violência Autoprovocada - consolidado das questões quantitativas do questionário Rio de janeiro, 2018
Ministério da Saúde - dados sobre suicídio
Apresentação SINAN
Boletim Epidemiológico 001/2018 - Lesões autoprovocadas e suicídios