Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
26 de novembro de 2018
SES-RJ participa do 15º Congresso Brasileiro de Hansenologia, em Palmas

SES-RJ participa do 15º Congresso Brasileiro de Hansenologia, em Palmas

Palmas recebeu mais de 100 palestrantes que passaram pelo evento compreendido entre os dias 13 e 17 de novembro, com o objetivo de discutir a Hanseníase e seus desdobramentos na área da saúde de todos os municípios do Brasil. Uma realização da Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH), que contou com o apoio da Prefeitura de Palmas por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas(Fesp).

Em sua programação, foram apresentados temas que variaram da eletroneuromiografia até os direitos sociais de pessoas atingidas pela hanseníase além de também celebrar 70 anos da Sociedade Brasileira de Hanseníase.

Tocantins é um dos estados brasileiros com maior índice da doença junto com Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Roraima. Essas localidades alcançam índice maior que 40 casos/10 mil habitantes. A Organização Mundial de Saúde (OMS) entende que a doença está sob controle quando atinge até 1 caso/10 mil habitantes de prevalência.

Contudo, trabalhos realizados pela SBH e SBD indicam que há uma endemia oculta, ou seja, o número de doentes pode ser três vezes maior que os dados oficiais.

O Centro de Convenções Arnaud Rodrigues foi destinado para os profissionais da área de saúde, estudantes, pesquisadores, militantes ou dirigentes de organizações ligadas aos direitos humanos ou à causa da hanseníase que, durante os cinco dias de congresso, assistiram cursos voltados à hanseníase, mesas redondas, visitas à Rede de Saúde Municipal, atrações culturais, apresentação de trabalhos científicos e os previamente inscritos se submeteram a realização de prova para obtenção de certificado na área de atuação em Hansenologia.

A SES-RJ foi representada pela Drª Mª Eugênia Noviski Gallo, médica da GDS, que participou como avaliadora dos trabalhos científicos apresentados em banners e oral, além de coordenar a mesa sobre direitos humanos e organização social; e a residente de Enfermagem Rayara Mozer Dias, que expôs trabalho científico na exposição de dois Banners intitulados: “Hanseníase e Municípios Silenciosos no ERJ: Um Relato de Experiência” e “Diagnóstico Situacional da Hanseníase no ERJ: Um Relato de Experiência” elaborados com apoio da equipe da GDS-SES/RJ.

SES-RJ participa do 15º Congresso Brasileiro de Hansenologia, em Palmas

SES-RJ participa do 15º Congresso Brasileiro de Hansenologia, em Palmas

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!