Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
04 de dezembro de 2018
Teste é apontado como primeiro passo para prevenir HIV e interromper epidemia de aids

Teste é apontado como primeiro passo para prevenir HIV e interromper epidemia de aids

Para a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), o teste para detectar o HIV é um passo importante para deter a disseminação do HIV e eliminar a Aids. Por isso, “Know your status” ("Saiba seu status", em tradução livre para o português) foi o slogan da campanha para o Dia Mundial de Luta Contra a Aids deste ano.

Segundo a OPAS, o teste de HIV oferece às pessoas uma oportunidade única de conhecer seu status e permite que aquelas que foram diagnosticadas com o vírus iniciem rapidamente o tratamento que salva vidas. Ele também serve como uma porta de entrada ao pacote recomendado de serviços de prevenção que pode ajudas as pessoas com maior risco de contrair a infecção a permanecerem negativas.

Mais de 2,1 milhões de pessoas vivem com o HIV na América Latina e no Caribe; 1,6 milhão delas conhecem seu status. O conhecimento do estado do HIV, combinado a um maior acesso ao tratamento antirretrovital na região, levou a uma queda de 12% nas mortes relacionadas à aids na América Latina e uma queda de 23% no Caribe entre 2010 e 2017. Apesar deste progresso, no entanto, a taxa de novas infecções por HIV na América Latina permanece inalterada em cerca de 100 mil por ano – uma redução de apenas 1% desde 2010.

Atualmente, um terço das pessoas com HIV na América Latina e no Caribe só é diagnosticado após ficar doente e sintomático, quando sua imunidade já foi seriamente comprometida e após a exposição de seus parceiros sexuais à possível transmissão do HIV. O teste é, portanto, um elemento vital na prevenção da disseminação do vírus e na garantia de que aqueles que vivem com o HIV tenham uma melhor qualidade de vida.

30 anos de prevenção da Aids

Este ano é o aniversário de 30 anos do Dia Mundial da Luta Contra a Aids, iniciado pela OMS pela primeira vez em 1988. A data é uma oportunidade para celebrar o sucesso desta campanha pioneira de saúde global e iniciativas em todo o mundo para combater a epidemia de aids. No entanto, é também um lembrete importante de que, apesar do progresso alcançado, o mundo não pode se tornar complacente em sua resposta ao HIV.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!