Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
28 de janeiro de 2019
Repelentes: como escolher?

Repelentes: como escolher?

Transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue, a zika e a chikungunya são doenças que preocupam. Sobretudo no verão, quando a quantidade de casos registrados costuma ser maior. Para se prevenir e evitar surtos e epidemias o mais importante é combater o mosquito transmissor, evitando que ele se reproduza. Mas, sem deixar o combate ao Aedes de lado, há outra medida, esta de proteção individual, que também pode ser adotada, o uso de repelente.

Mas, com tantas opções no mercado, como escolher? Como ele deve ser usado? Para garantir o uso correto do produto, é preciso prestar atenção às orientações do rótulo e, principalmente, se o produto é aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No Brasil, há mais de cem produtos registrados como repelentes para a pele, todos com eficácia comprovada para ação em mosquito da espécie Aedes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a utilização de repelentes à base de DEET, IR 3535 e Icaridina, que podem ter tempo estimado de duração. No Brasil, existem as seguintes substâncias na composição de produtos cosméticos com ação repelente. São elas:

- DEEDT (n,n-Dietil-meta-toluamida): os produtos podem ser utilizados a partir dos 2 anos e a duração estimada do efeito é de 2 horas.

- IR 3535 (Ethyl butylacetylaminopropionate): os produtos podem ser usados a partir dos 6 meses de idade e seu tempo de ação estimado é de 4h.

- Icaridina (Hydroxyethyl isobutyl piperidine carboxylate): os produtos podem ser usados a partir dos 2 anos de idade e a duração estimada de ação varia entre 5h e 10h.

A aplicação do repelente deve ser feita nas partes do corpo que ficarão expostas, evitando as regiões próximas da boca, olhos, nariz, ou ainda sobre ferimentos. No caso das crianças, não é indicado que o produto seja aplicado nas mãos. O tempo de ação varia de acordo com cada produto e, por isso, é fundamental a leitura do rótulo. A utilização do produto deve ser feita conforme a orientação do fabricante.

Gestantes

Não há impedimento para a utilização de repelentes por mulheres grávidas, desde que estejam registrados na Anvisa e que sejam seguidas as instruções de uso do rótulo. Repelentes à base de n-Dietil-meta-toluamida (DEET) são seguros para gestantes. Repelentes ambientais e inseticidas também podem ser utilizados em ambientes frequentados por gestantes, desde que registrados na Anvisa e que sejam seguidas as instruções de uso descritas no rótulo.

Crianças

Segundo o Ministério da Saúde e a Anvisa, bebês abaixo dos seis meses não devem utilizar nenhum tipo de repelente, usando apenas as barreiras de proteção – roupas de manga comprida, em ambientes onde existam menor chance de circulação do mosquito. Crianças entre seis meses e dois anos de idade podem usar repelentes a base de IR 3535. Já crianças entre 2 e 12 anos, repelentes a base de DEET com concentração de 10% ou então a Icaridina, também de uso infantil.

É importante ter cuidado ao passar o repelente nas crianças, não aplicando o produto nas mãos, pois elas podem levá-las à boca. É importante, também, estar atento ao intervalo de aplicação. A frequência da aplicação em crianças não deve passar de três vezes por dia.

Em adultos a orientação é que não se passe mais de três a quatro vezes por dia. Caso o produto seja utilizado junto com outro, como o filtro solar, os médicos orientam o uso do filtro solar antes do repelente, com um intervalo de pelo menos 15 minutos para que o filtro seja absorvido pela pele com posterior aplicação do repelente.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!