23 de janeiro de 2019
INCA lança cartilha sobre dietas restritivas para pacientes oncológicos
Nas redes sociais ou no bom e velho bate papo não é incomum se deparar com “receitas” e dicas de alimentos que fazem bem para saúde, previnem doenças e até, hipoteticamente, ajudam no tratamento de problemas de saúde. Com saúde todo cuidado é pouco e isso é ainda mais importante para pacientes com câncer.
Sendo assim, em vista da divulgação na internet de dietas restritivas sem respaldo científico, as seções de Nutrição e Dietética das Unidades Assistenciais e a Coordenação de Prevenção e Vigilância do INCA decidiram elaborar a cartilha Dietas Restritivas e Alimentos Milagrosos Durante o Tratamento do Câncer: fique fora dessa! A publicação dá orientação a pacientes e divulgar o posicionamento oficial do Instituto sobre o tema.
Especialistas reconhecem a dificuldade de combater as informações falsas nas redes sociais e defendem o envolvimento da equipe multidisciplinar para divulgar o posicionamento do INCA. O Instituto recomenda que os pacientes oncológicos sigam uma dieta individualizada e com estratégias de manejo de sintomas, sempre acompanhada por um especialista. Para prevenção do câncer, é aconselhada uma alimentação saudável, com privilégio de alimentos in natura e exclusão dos produtos ultraprocessados.
Baixe aqui a cartilha Dietas Restritivas e Alimentos Milagrosos Durante o Tratamento do Câncer: fique fora dessa!