Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
29 de janeiro de 2019
Dia Nacional da Visibilidade Trans: uma causa de saúde pública

Dia Nacional da Visibilidade Trans: uma causa de saúde pública

A data 29 de janeiro, Dia Nacional da Visibilidade Trans, foi escolhida em 2004 para promover a visibilidade das causas de travestis e transsexuais, que vêm lutando há décadas por suas demandas historicamente reprimidas.

Por conta do preconceito, as pessoas travestis e transsexuais são excluídas do mercado do trabalho, o que corrobora com a prostituição e a informalidade, sendo as únicas alternativas de sobrevivência, e contribuindo diretamente para um quadro de vulnerabilidade social. Além da exposição de risco à infecções, travestis e transexuais também estão expostos à violência.

Outra informação preocupante é que a estimativa de vida de uma pessoa transsexual no Brasil é de 35 anos de vida, enquanto a da população em geral brasileira é de 70 anos.

O Sistema Único de Saúde realiza, desde 2008, cirurgias de redesignação sexual, além de outros procedimentos cirúrgicos. O acolhimento a transsexuais e travestis vem crescendo ao longo dos anos: entre 2015 e 2016, foi registrado um aumento de 32% nos atendimentos ambulatoriais.

O processo de transsexualização envolve uma série de procedimentos de saúde, que vão desde suporte psicológico, terapia hormonal até a cirurgia em si, se o paciente desejar. Para isso, a assistência à saúde exige acompanhamento com uma equipe multidisciplinar por dois anos e idade mínima de 18 anos.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!