Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
25 de fevereiro de 2019
Câncer de colo do útero é 3º mais comum entre mulheres na América Latina, mas pode ser prevenido

Câncer de colo do útero é 3º mais comum entre mulheres na América Latina, mas pode ser prevenido

A cada ano, mais de 56 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de colo do útero na América Latina e no Caribe e mais de 28 mil perdem a vida por conta dessa doença. Esse número chega a 72 mil diagnósticos e 34 mil óbitos se os Estados Unidos e o Canadá forem incluídos. Os dados são da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e assustam. Mas a boa notícia é que há formas de prevenção e tratamento que salvam vidas.

O câncer de colo do útero pode ser prevenido por meio da vacinação contra o papilomavírus humano (HPV). Há mais de uma década, existem vacinas que protegem contra os tipos frequentes de HPV que causam câncer. A OPAS recomenda administrar essa vacina a meninas de 9 a 14 anos. Além da vacinação, a triagem e o tratamento de lesões pré-cancerosas podem prevenir novos casos e mortes.

Para aumentar a conscientização pública sobre a doença, a OPAS lançou em novembro a campanha de comunicação “É hora de acabar com o câncer de colo do útero”. Sob o lema “Não deixe o câncer de colo do útero te deter”, a iniciativa fornece informações sobre vacinas contra o HPV e convoca as mulheres a fazerem exames regulares para detectar lesões pré-cancerosas. A campanha responde ao plano de reduzir em um terço os novos casos de câncer de colo do útero e mortes na Região até 2030, conforme acordado pelos ministros da Saúde da região na reunião do Conselho Diretor da OPAS em 2018.

Fonte: Opas

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!