Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
20 de fevereiro de 2019
SES inicia ação de bloqueio contra a febre amarela na Central do Brasil

SES inicia ação de bloqueio contra a febre amarela na Central do Brasil

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) abriu na segunda-feira (18/02), na Central do Brasil, a ação de bloqueio contra a febre amarela no Rio de Janeiro. O posto, que vai atender a população até o dia 21, aplicou, em dois dias, a vacina padrão em 412 pessoas. A SES tem como objetivo vacinar 4 milhões de pessoas e alcançar a cobertura vacinal de 95% do público-alvo. Até o momento já foram imunizados cerca de 11 milhões de pessoas, o que representa a 73% da meta.

Localizado na entrada “C” da Central, o posto funcionou nesta terça-feira com 12 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que atenderam a população. O Corpo de Bombeiros participou da imunização com profissionais, além da SuperVia que é parceira da SES na campanha contra a febre amarela.

O subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe, disse que a vacina leva 10 dias para fazer efeito.

– É importante se planejar e respeitar o tempo de resposta da vacina, principalmente se a pessoa vai para área de mata ou de floresta – explicou Chieppe.

Luiz Carlos da Silva, de 71 anos, aproveitou a vacinação para receber a dose e ficar protegido contra a doença.

– Vou viajar em março para Minas Gerais e resolvi tomar a vacinar para ficar despreocupado, disse o morador de Bento Ribeiro.

O motivo que levou Carmem Puente, moradora de Niterói, a se imunizar foi evitar o contágio da doença por residir próxima a uma área de risco.

– Sei que a vacina é a única forma de prevenção. Por isso, recebi a dose para ficar tranquila – falou a administradora, de 61 anos.

Depois da Central do Brasil, a SES montará um posto de vacinação fixo na Praça XV. Ele fará atendimento à população do dia 25 ao dia 28 de fevereiro. Em março, as ações de vacinação serão ampliadas com os postos fixos na Central do Brasil e na Praça XV, e os volantes: Calçadão de Nova Iguaçu, Bangu, Alcântara, Ceasa, Rodoviária Novo Rio, entre outros. Ao todo, serão 35 postos de vacinação espalhados pelo estado, com vacinação até o dia 30 de maio.

A vacina tem restrições para alguns grupos. Ela não é indicada a bebês menores de 9 meses, pessoas com contraindicações especiais (pacientes imunodeprimidos, com doenças hematológicas graves, entre outras) e grávidas.

Os principais sintomas da febre amarela são dor de cabeça, febre, amarelamento da pele, dores musculares e articulares, náuseas, indisposição, entre outras manifestações. Em 2018, foram registrados 262 casos de febre amarela silvestre em humanos, com 84 óbitos. Já em 2019, a SES não registrou casos da doença.

Fotos: Mauricio Bazilio / SES

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!