13 de março de 2019
O papel do dentista é tema de capacitação em Hanseníase
A Gerência de Hanseníase GH-SES/RJ, em parceria com a área técnica de Saúde Bucal da Superintendência de Atenção Primária em Saúde, promove, no dia 2 de abril, no centro da cidade do Rio, o Curso de Capacitação em Ações de Controle da Hanseníase para dentistas que atuem nas Equipes de Saúde Bucal na Atenção Primária. O intuito é ampliar as ações de controle da Hanseníase, considerando os aspectos da saúde integral da população.
Neste sentido, considerem-se inseridos todos os profissionais que promovam e participem de ações de controle da Hanseníase, seja com orientações sobre a doença para prevenção, ou na viabilização de uma assistência integrada com todos os serviços disponíveis.
Em 2017, o Estado do Rio de Janeiro tratou 1.461 pessoas com Hanseníase e aproximadamente 260 pessoas tiveram algum grau de incapacidade. O maior número de casos está concentrado, historicamente, na Região Metropolitana I. Diante deste cenário, a participação das equipes de Saúde Bucal no controle da Hanseníase é de suma importância, com orientações para diminuição do preconceito e das incapacidades produzidas pela doença.
O objetivo desta qualificação é apresentar as Ações de Controle da Hanseníase e compartilhar estratégias integradas de trabalho que contemplem a atuação da equipe de Saúde Bucal em todas as etapas. Com o tema o Papel do Dentista, o curso, voltado para Gestores municipais e dentistas da Atenção Primária da Região Metropolitana I, será realizado um curso no dia 2 de abril, de 9h a 15h, no Auditório do CRO, que fica na rua Araújo Porto Alegre, 70/5º andar, no Centro da cidade do Rio.
Confira aqui a programação.