Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
20 de março de 2019
Copa América: planejadas ações de vigilância sanitária

Copa América: planejadas ações de vigilância sanitária

Na última quarta-feira (13/3), foi realizada uma reunião na sede da Agência Nacional de Vigilância sanitária (Anvisa) para definir o plano de ação da vigilância sanitária de alimentos e serviços de saúde para a Copa América 2019. A reunião contou com representantes da própria Agência, dos órgãos de vigilância sanitária dos estados e municípios que sediarão a Copa América e do Comitê Organizador local.

Ao traçar um plano de ação, a Anvisa tem como objetivo diminuir o risco de produtos e serviços oferecidos durante a competição. Os eventos de massa, como a Copa América, possuem risco aumentado para transmissão de doenças infecciosas e de surtos, sendo necessárias ações governamentais para identificar, monitorar e dar uma rápida resposta diante de quaisquer intercorrências com impacto na saúde da população.

Por se tratar de um evento de massa internacional, realizado em diversos estados brasileiros, a Anvisa trabalhará de forma coordenada com os órgãos de vigilância sanitária locais durante o planejamento e também durante a realização da Copa América.

Dentre as ações planejadas, está a inspeção prévia dos serviços de alimentação, como restaurantes, lanchonetes e bufês, entre outros, e dos serviços de saúde que atuarão no evento. Além disso, destaca-se o apoio na capacitação de manipuladores de alimentos nas cidades que receberão os jogos da Copa América 2019.

Copa América

A Copa América de futebol será realizada no Brasil, no período de 14 de junho a 7 de julho, em cinco cidades-sede: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador. Além dos dez países sul-americanos membros da Confederação Sul-Americana de Futebol – Conmebol (Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), outros dois membros da Confederação Asiática de Futebol (AFC), Japão e Catar, participarão do torneio como convidados.

Fonte: Anvisa

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!