Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
20 de março de 2019
Dia Mundial da Água: a importância do monitoramento da água que consumimos

Dia Mundial da Água: a importância do monitoramento da água que consumimos

Por meio da Resolução 47/193, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 22 de março como o Dia Mundial da Água. A data é uma oportunidade para destacar a importância do monitoramento da qualidade da água destinada ao consumo humano.

Nesse sentido, dados de 2018 do programa de Vigilância Ambiental em Saúde relacionada à qualidade da água para consumo humano (VIGIAGUA), área técnicas da Coordenação de Vigilância Ambiental, da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), indicam que o parâmetro cloro residual livre atingiu 91% das amostras realizadas.

Este número representa um recorde, pois é o maior percentual da série histórica. A título de comparação, o percentual Brasil foi 55%. Já em relação à análise qualitativa do parâmetro coliformes totais, o estado atingiu 86% das análises em conformidade com o padrão de potabilidade – qualidade, característica ou condição do que é potável. Um resultado positivo, segunda a equipe do VIGIAGUA.

Tanto o cloro como os coliformes totais são monitorados pelos técnicos e servem como parâmetro para verificar se a água consumida está seguindo o padrão e, assim, prevenir doenças de veiculação hídrica.

Estes dados fazem parte do relatório que a equipe do Programa divulga sempre ao final do mês de abril com informações do ano anterior. Preparado anualmente ele descreve a gestão da vigilância municipal, a cobertura de abastecimento e, por fim, apresenta a qualidade da água. Além disso, são disponibilizados informes quadrimestrais.

A Vigilância Ambiental em Saúde relacionada à qualidade da água não está só restrita a esfera estadual, mas também nas outras duas esferas de gestão do SUS. No estado, a missão do VIGIAGUA é promover e acompanhar a vigilância da qualidade da água, em articulação com os programas municipais e os responsáveis pelo abastecimento da água à população.

Por falar em município, o trabalho de verificação da qualidade, para reduzir a possibilidade de disseminação de doenças, é realizado por técnicos que atuam nas vigilâncias dos municípios.

Segundo a Coordenadora da Vigilância Ambiental, Patrícia Meneguete, “trata-se de uma atividade rotineira que monitora e investiga se a água distribuída à população atende o preconizado na legislação, impedindo dessa maneira que ela chegue sem as condições adequadas ao consumo.”

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!