08 de abril de 2019
Gripe: quanto mais prevenção, mais proteção
Os casos de gripe costumam ser mais numerosos nos meses mais frios. Então, agora que o outono chegou é bom ficar atento ás medidas de prevenção. Afinal, quanto mais prevenção, mais proteção.
São medidas simples que podem ser facilmente incorporadas ou reforçadas na rotina do dia a dia. Ações como lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou usar álcool gel, especialmente após tossir ou espirrar; evitar tocar a boca, o nariz e os olhos; não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
É importante também manter os ambientes bem ventilados e evitar contato próximo com pessoas com sinais ou sintomas de gripe. Quem está com sintomas ou sinais de gripe deve evitar ambientes fechados e com aglomerações de pessoas.
Mas há outra recomendação também muito importante para quem apresentar sinal ou sintoma de gripe: procurar um médico e uma unidade de saúde para o diagnóstico e tratamento adequados.
A recomendação do Ministério da Saúde é para procurar atendimento médico se tiver febre acompanhada de tosse ou dor de garganta e pelo menos um dos seguintes sintomas: dor de cabeça ou dor no corpo. E, importante lembrar, há aquela recomendação que vale sempre: não usar medicamentos sem orientação do médico!