26 de abril de 2019
Abril Verde: saúde e segurança no trabalho
Em 1969, uma explosão de uma mina da cidade de Farmington, na Virgínia, estado dos Estados Unidos, acabou por matar 78 trabalhadores, o episódio ficou conhecido como um dos maiores acidentes trabalhistas da humanidade. Desta forma, o mês de Abril celebra, no dia 28, o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho e a cor verde foi escolhida por representar a área da saúde, simbolizando a segurança trabalhista.
Para o planejamento das ações de prevenção e promoção da saúde dos trabalhadores e estruturar uma rede que forneça atenção integral, considerando o trabalho como um determinante e condicionante de saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado, é necessário conhecer o diagnóstico de notificações e mortalidade destes agravos e considerar a capacidade instalada e o perfil produtivo de cada território sanitário. Sendo assim a equipe técnica da Divisão de Saúde do Trabalhador SES/RJ, elaborou o Informe Epidemiológico Y96 de 2019 para assessorar a execução das ações em todos os pontos de atenção a saúde da Rede de Atenção á Saúde (RAS).
É preciso destacar a importância das notificações para a visibilidade dos acidentes, a programação de ações de intervenção e inclusão do tema Saúde do Trabalhador na pauta das discussões e da gestão de politicas públicas voltadas para a qualidade de vida da população e do desenvolvimento sustentável.
Confira aqui o Informe na Íntegra.