03 de maio de 2019
Relatório pede ação para evitar crise de resistência antimicrobiana
A Organização das Nações Unidas (ONU), agências internacionais e especialistas divulgaram um relatório exigindo ações imediatas, coordenadas e ambiciosas para evitar uma crise potencialmente desastrosa de resistência a medicamentos.
Se nenhuma ação for tomada – advertiu o Grupo Ad Hoc de Coordenação Interagencial da ONU sobre Resistência Antimicrobiana (IAGC), responsável pela divulgação do relatório – doenças resistentes a medicamentos podem causar 10 milhões de mortes a cada ano até 2050, além de danos à economia tão catastróficos quanto a crise financeira global de 2008 a 2009. Até 2030, a resistência antimicrobiana pode levar à extrema pobreza até 24 milhões de pessoas.
Atualmente, pelo menos 700.000 pessoas morrem a cada ano devido a doenças resistentes a medicamentos, incluindo 230.000 pessoas que perdem a vida por tuberculose multirresistente. Cada vez mais, doenças comuns como infecções do trato respiratório, infecções sexualmente transmissíveis e infecções do trato urinário, se tornam impossíveis de serem tratadas; procedimentos médicos que salvam vidas estão se tornando muito mais arriscados e os sistemas alimentares estão cada vez mais precários.
O relatório pede uma abordagem coordenada e multisetorial de “Saúde Única” e recomenda aos países: priorizar planos de ação nacionais para ampliar os esforços de financiamento e capacitação; implementar sistemas regulatórios mais fortes e apoiar programas de conscientização para o uso responsável e prudente de antimicrobianos por profissionais em saúde humana, animal e vegetal; investir em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para combate à resistência antimicrobiana; e eliminar com urgência o uso de antimicrobianos significativamente importantes como promotores de crescimento na agricultura.
O relatório destaca a necessidade de esforços coordenados e intensos para superar a resistência antimicrobiana: uma grande barreira à realização de muitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, incluindo cobertura universal de saúde, alimentos seguros, sistemas agrícolas sustentáveis e água potável e saneamento.
Leia o relatório completo aqui.
Fonte: OPAS