Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
08 de maio de 2019
Brasil adere à campanha Nursing Now para fortalecer papel de enfermeiras e enfermeiros

Brasil adere à campanha Nursing Now para fortalecer papel de enfermeiras e enfermeiros

Sob o lema "Onde há vida, há enfermagem", o Brasil aderiu à campanha global Nursing Now, que tem como principal objetivo fortalecer a educação e o desenvolvimento dos profissionais da área de enfermagem com enfoque em liderança, bem como melhorar suas condições de trabalho e compartilhar práticas exitosas e inovadoras com base em evidências científicas em âmbito nacional e regional.

No país, a iniciativa é encabeçada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e pelo centro colaborador da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) para o desenvolvimento da pesquisa em enfermagem, vinculado à Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP).

A publicação “Expanding the Role of Nurses in Primary Health Care”, divulgada pela OPAS/OMS em maio de 2018, indica que a enfermagem pode desempenhar uma função crucial para ampliar o acesso à saúde, em particular na promoção da saúde, prevenção de doenças e atenção, sem deixar ninguém para trás. Para a Organização, ampliar o papel das enfermeiras e enfermeiros na atenção primária pode eliminar barreiras de acesso à saúde e expandir os cuidados em áreas com escassez de equipes de saúde.

O documento enfatiza que novos perfis profissionais, como o das enfermeiras e enfermeiros de prática avançada, podem assumir mais funções, com autonomia, nos serviços de atenção primária de zonas vulneráveis em cidades e em áreas remotas, assim como contribuir para a promoção da saúde, prevenir doenças e reduzir mortes. Em países como Austrália, Canadá, Estados Unidos, Espanha, Inglaterra, Irlanda e Finlândia, os profissionais de enfermagem com uma formação universitária de quatro a cinco anos já assumem mais funções para satisfazer as necessidades de saúde dos pacientes.

Campanha global

A campanha global Nursing Now surge da parceria entre a OMS e o Conselho Internacional de Enfermagem e visa melhorar a saúde das populações elevando o perfil e status da enfermagem em todo o mundo, capacitando enfermeiros para que ocupem seu lugar no centro dos desafios de saúde do século XXI. A iniciativa conta com parceiros de todo o mundo para advogar por mais enfermeiras e enfermeiros em posições de liderança.

Fonte: OPAS

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!