31 de maio de 2019
Maio amarelo: no trânsito, o sentido é a vida
Chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Com este objetivo foi criado o movimento Maio Amarelo. Um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito que tem a premissa de que o trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação. A ideia é ter uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil, colocando em pauta o tema segurança viária e mobilizando toda a sociedade.
Maio não foi escolhido ao acaso. Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. Já o amarelo foi definido porque a cor simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.
O mote da campanha deste ano – no trânsito, o sentido é a vida – foi desenvolvido com a proposta de que os adultos ouçam o conselho dado por uma criança, que com sua ingenuidade e inexperiência perante a vida, tem uma percepção e absorção do que é certo e errado com mais eficácia, sem filtros.
A campanha teve sua inspiração nos cinco sentidos humanos, numa alusão à sinalização de trânsito. Mas qual é o sentido de ouvir o conselho de uma criança? A resposta é pura e simples: O sentido é a vida.
Boletim
Como uma estratégia de alertar sobre os acidentes e estabelecer uma base para a promoção de ações estratégicas intersetoriais para a redução de acidentes, a Divisão de Agravos Não Transmissíveis da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) elaborou o Boletim dos Acidentes de Transportes Terrestres. Confira aqui o documento!