Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
10 de junho de 2019
E se eu parar de fumar, como evitar uma recaída?

E se eu parar de fumar, como evitar uma recaída?

Grande parte dos fumantes sabe a importância de largar o cigarro e deseja, sinceramente, fazer isso. Mas para além da consciência e da vontade, não é uma decisão fácil de se colocar em prática. Mas se o primeiro passo é difícil, seguir a caminhada também é. As recaídas podem, mais do que atrapalhar, fazer mal à saúde.

São vários os gatilhos que trazem a vontade de fumar novamente: estresse, café, álcool, bebida, festas sociais. Como, então, lidar com tudo isso e evitar que as recaídas aconteçam? Primeiro, é fundamental o apoio de amigos, familiares e, quando necessário, da ajuda de um profissional de saúde. Afinal, estamos falando de uma doença crônica causada pela dependência à nicotina, o tabagismo.

Mas além de apoio, o que pode ser feito, na prática para evitar as recaída? Confira algumas dicas do Blog da Saúde, do Ministério da Saúde:

O que fazer nas primeiras semanas sem o cigarro?

A interrupção do hábito de fumar pode trazer um desconforto, mas é importante entender que as dificuldades são transitórias. São necessários alguns dias para a desintoxicação, para o corpo, o cérebro e a memória entenderem uma nova informação. De modo geral, nas três primeiras semanas os sintomas desconfortáveis estarão mais presentes.

Principalmente neste período é bom evitar bebidas, porque normalmente as pessoas que fumam associam a bebida ao cigarro. Já quem tem o hábito de tomar muito café junto com cigarro também deve evitar nas primeiras semanas. Se tomar, que seja em locais em que não é permitido ou que não se possa fumar.

Alimentação ajuda?

Uma boa dica é beber muita água e comer bastante frutas. As frutas ajudam a reduzir a dependência de nicotina, gera maior sensação de saciedade e substitui o sabor do tabaco.

E o risco de engordar?

A alteração no peso pode ocorrer, mas está relacionada ao fato de a pessoa ficar mais ansiosa quando deixa de fumar. Esse é um aspecto esperado nos primeiros meses do processo de adaptação. Depois desse primeiro período, a perda de peso vai acontecer na medida em que a ansiedade também for diminuindo.

Durante o tratamento, o tabagista é orientado a evitar alimentos mais calóricos, mas a recomendação é de que não se faça dieta nesse primeiro momento, para não ser privado de duas coisas, o que poderia estressá-lo de maneira importante e comprometer o seu objetivo de parar de fumar.

Exercício físico é um bom aliado?

Sim. Realizar atividades físicas como parte da rotina diária promove um equilíbrio dos níveis de hormônios, dando uma sensação de prazer. A recomendação é que a atividade seja realizada pelo menos 30 minutos de atividade física por dia.

Fonte: Ministério da Saúde

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!