Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
06 de junho de 2019
Festas juninas: fique alerta e afaste o risco de queimaduras

Festas juninas: fique alerta e afaste o risco de queimaduras

Junho chegou e já dá para ouvir o som da sanfona, do triangulo e da zabumba. Dá também ara sentir o cheiro das comidas típicas. Não resta dúvida, este é um período de festa, mas para garantir que a alegria não dê lugar a problemas, é bom ficar atento.

As fogueiras, os fogos – balão, lembramos, é proibido, hein! –, e os caldos típicos das festas juninas podem trazem o risco de queimaduras. Para que a diversão seja tranquila, confira abaixo as dicas dos especialistas para evitar queimaduras:

  • Não deixar que as crianças brinquem com estalinhos ou bombinhas. Esses artefatos parecem inofensivos, mas podem provocar queimaduras.
  • Não utilizar álcool para acender churrasqueiras e fogueiras. Essa prática é perigosa e atrai o fogo para quem está jogando o álcool.
  • Não permitir que crianças tenham acesso à cozinha e principalmente ao fogão durante o preparo das comidas típicas. Além disso, evite carregar crianças no colo enquanto manipula as panelas e produtos quentes.
  • O perigo também está no acesso às substâncias quentes, como óleo de fritura e caldos. Além do risco de morte, essas substâncias geram cicatrizes que podem durar para toda vida.
  • Não utilize toalhas de mesa compridas. As crianças podem puxar e trazer para si produtos quentes que podem causar queimaduras graves.
  • Em caso de queimadura, não é recomendado aplicar no local remédios caseiros como: pasta de dente, manteiga, pó de café e outros. Essas medidas, não apenas pioram a evolução das queimaduras, como também dificultam o tratamento adequado, gerando infecções. O indicado é lavar a área atingida com água corrente até a dor passar.
  • Desde a pequena queimadura, até as mais extensas, exigem cuidados específicos. Por isso, é sempre recomendado procurar o atendimento e orientação médica em todos os casos.
  • Vale lembrar que fabricar, vender, soltar e transportar balões é crime ambiental. Para denunciar qualquer crime ambiental, a população pode ligar para: 0300 253 1177 (custo de ligação local para todo o Estado) ou 2253 1177 (capital).
Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!