Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
07 de junho de 2019
No Brasil, países das Américas definem passos para o enfrentamento da obesidade infantil

No Brasil, países das Américas definem próximos passos para o enfrentamento da epidemia de obesidade infantil

Países das Américas reunidos em Brasília para o II Encontro Regional sobre Ações de Prevenção da Obesidade Infantil no âmbito da Década de Ação das Nações Unidas para Nutrição definiram nesta terça-feira (4) os próximos passos a serem dados na região para o enfrentamento da epidemia de sobrepeso e obesidade infantil.

O evento, realizado em parceria entre a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e o Ministério da Saúde do Brasil, contou com a participação de representantes dos governos da Argentina, Belize, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Risca, Equador, Granada, México, Panamá, Peru e Uruguai, bem como de membros da academia e da sociedade civil.

Os países presentes no encontro reiteraram a importância do Plano de Ação da OPAS para a Prevenção da Obesidade em Crianças e Adolescentes 2014-2019 no avanço da agenda e indicaram que uma extensão do mesmo favoreceria a implementação de ações que requerem mais tempo para serem concretizadas.

O Plano apresenta cinco linhas de ações estratégicas para ajudar os países da região a enfrentar a crescente epidemia de sobrepeso e obesidade na região, entre elas a atenção primária à saúde e a promoção do aleitamento materno e alimentação saudável, a melhoria de ambientes de nutrição e de atividade física escolar, as políticas fiscais e regulamentação do marketing e da rotulagem de alimentos, entre outras ações multissetoriais.

Epidemia de sobrepeso e obesidade infantil

O número de crianças e adolescentes (5-19 anos) obesos em todo o mundo aumentou dez vezes nas últimas quatro décadas. Segundo estudo liderado pelo Imperial College London e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2017, se as tendências atuais continuarem, haverá mais crianças e adolescentes com obesidade do que com desnutrição moderada e grave até 2022.

As taxas de obesidade em crianças e adolescentes em todo o mundo aumentaram de menos de 1% (equivalente a cinco milhões de meninas e seis milhões de meninos) em 1975 para quase 6% em meninas (50 milhões) e quase 8% em meninos (74 milhões) em 2016. Combinado, o número de obesos com idade entre cinco e 19 anos cresceu mais de dez vezes, de 11 milhões em 1975 para 124 milhões em 2016. Outros 213 milhões estavam com sobrepeso em 2016, mas o número caiu abaixo do limiar para a obesidade.

Fonte: OPAS

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!