02 de dezembro de 2013
Semana do Doador: voluntários renovam estoque de sangue do Hemorio

Teve gente fazendo o bem duplamente na campanha #Doe400ml - promovida pela Secretaria de Estado de Saúde e pelo Hemorio - por conta da Semana Nacional do Doador de Sangue. O ator Felipe Haiut, que interpretou o Ziggy, em Malhação, doou sangue e tocou com o grupo Conexão do Bem para empolgar outros voluntários a fazer o mesmo. Entre os dias 25 e 29 de novembro foram 1.877 voluntários aptos a doar sangue dos 2.556 que compareceram na sede do Hemocentro do Estado do Rio de Janeiro e na coleta móvel, instalada no Largo da Carioca. A Semana do Doador termina somente neste sábad (30) - quando ainda é possível doar no Hemorio -, mas já bateu o recorde de 2012. No ano passado, pouco mais de 1800 pessoas doaram sangue.

A data tem por objetivo garantir os estoques de sangue para as festas de fim de ano e conscientizar a população sobre a importância da doação regular. Atualmente, menos de 2% da população do Rio de Janeiro faz o gesto solidário regularmente. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que sejam pelo menos 5%.

“A primeira vez que estive no Hemorio vi como é o percurso do sangue desde a doação até o destino final e aquilo me marcou. Há dois anos visitamos a unidade fazendo apresentações e levando um pouco de descontração a quem está doando sangue. Por mais que tenha gente doando, a demanda é muito grande, é sempre preciso mais. Esse tipo de campanha é bom pois quebra uma série de tabus, já que leva a informação ao povo”, conta Felipe, que recebeu com música e alegria os primeiros doadores que estiveram na coleta móvel montada no Largo da Carioca nos dias 25 e 26 de novembro. A ação, realizada em parceria com a Bandnews FM, reuniu 1.085 doadores. A data tem por objetivo garantir os estoques de sangue para as festas de fim de ano e conscientizar a população sobre a importância da doação regular.

Arte à serviço da causa – Durante o primeiro dia de campanha, cinco artistas convidados - Rafael Magessi, Leonardo Decorte, Rafael Meggetto, Memis e Agnelli - receberam o desafio de criar uma obra de arte usando latas de tinta spray de 400 ml, a mesma quantidade coletada nas doações de sangue. As obras criadas foram doadas ao Hemorio. A ação foi desenvolvida para mostrar que muita coisa legal pode ser feita com 400 ml e que o mais importante é salvar vidas. Em parceria com a agência Binder, foi criado um site especial para a ação (www.doe400ml.com.br) e quem passou por lá pôde tirar foto e postar nas redes sociais, utilizando a hashtag #Doe400ml.

Outro que participou da ação foi o ator Felipe Haiut, que interpretou o Ziggy, de Malhação, que esteve no local com o grupo Conexão do Bem. "Por mais que tenha gente doando, a demanda é muito grande, é sempre preciso mais. Esse tipo de campanha itinerante é bom pois quebra uma série de tabus, já que leva a informação ao povo", incentivou Felipe, que depois da apresentação do Conexão do Bem entrou na fila e fez sua doação.

Hemorio - É o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, que abastece com sangue e derivados cerca de 180 unidades de saúde, entre elas, as grandes emergências, maternidades e UTIs. No Rio de Janeiro, ainda há mais 26 unidades de coleta de sangue coordenados tecnicamente pelo Hemorio. Os endereços e horários de funcionamento dos postos podem ser obtidos através do Disque Sangue (0800 282 0708) que também esclarece outras dúvidas e agenda doações com hora marcada.

Você sabia? - A solidariedade mora na Baixada Fluminense e na Zona Norte do Rio. Pesquisa realizada pelo Hemorio revela que 64% das bolsas de sangue que abastecem as grandes emergências do estado saem das veias dos moradores destas duas localidades. A maioria dos doadores, cerca de 70%, tem renda familiar entre um e cinco salários mínimos. Na capital carioca, os bairros da Zona Sul aparecem na lanterna da solidariedade. A região, que conta com 570 mil moradores, tem apenas 5% de doadores segundo a pesquisa. Proporcionalmente, possui a menor taxa de participação. Bairros nobres como Leblon, Jardim Botânico e Lagoa sequer aparecem na amostragem.

Quem pode doar sangue? - Para ser um doador de sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, deve trazer um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 68 anos e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário estar em jejum. O candidato deve somente evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e as bebidas alcoólicas 12 horas antes. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis. O modelo da declaração pode ser adquirido através do site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br.