Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
08 de julho de 2019
SES anuncia criação de Centros de Atendimento ao Adolescente e à Criança Vítima de Violência

Secretaria de Saúde anuncia a criação de Centros de Atendimento ao Adolescente e à Criança Vítima de Violência

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) irá implantar duas unidades do Centro de Atendimento ao Adolescente e à Criança Vítima de Violência (CAAC). Os centros serão instalados nos hospitais estaduais Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, e Alberto Torres, em São Gonçalo, regiões que registram o maior número de casos. Em Caxias, a previsão é que o centro seja concluído dentro de um mês. Já em São Gonçalo, a ação deverá chegar no fim do ano.

O projeto, em parceria com o Ministério Público e a Polícia Civil, irá atender também mulheres vítimas de violência. O CAAC atenderá a demanda interna e da região através de agendamento.

Edmar Santos, secretário estadual de Saúde, acredita que a medida vai contribuir no atendimento às vítimas.

“A criação destes espaços beneficiará crianças, adolescentes e também mulheres vítimas de violência. Em um único ambiente, será realizada a queixa, o exame de corpo de delito e o atendimento médico. A escolha dos locais é importante como política pública, já que a Baixada Fluminense e a região de São Gonçalo são as que registram mais casos”, diz.

Pioneiro no país, o CAAC é única medida protetiva a adolescentes e crianças a realizar um atendimento multidisciplinar com médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos integrado com policiais e peritos.

De acordo com dados do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), do Ministério da Saúde, foram notificados 9.251 casos de violência contra crianças e adolescentes somente na Região Metropolitana do Estado.

CAAC no Adão

Previsto para ser inaugurado no próximo mês, o CAAC do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes vai contar com um espaço total de 40m², com recepção exclusiva, espaço lúdico, brinquedos e TV para que os usuários se sintam acolhidos. A sala oitiva, onde haverá a entrevista investigativa, será projetada com tratamento acústico e sistema de áudio e vídeo. Haverá ainda uma sala de registros de ocorrência e um consultório onde serão realizados, caso necessário, exames de corpo de delito com um médico especializado.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!