Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
26 de agosto de 2019
Epidemia global de obesidade faz surgir o imunometabolismo

Epidemia global de obesidade faz surgir o imunometabolismo

Imunometabolismo. Você já leu ou ouviu esta palavra? É provável que não, já que o imunometabolismo é uma área de conhecimento novíssima. Ela integra metabolismo e imunologia, duas disciplinas historicamente distintas.

O crescente interesse pela área de imunometabolismo vem sendo alimentado pela epidemia global de obesidade e pelo achado recente de que esta doença afeta o sistema imunológico e promove a inflamação. Hoje, mais da metade da população brasileira está com sobrepeso, o que é muita coisa, e que mais de 20% dessas pessoas estão obesas, ou seja, com índice de massa corporal (IMC) acima de 30.

“Quando o tecido adiposo em uma pessoa obesa se expande, pensamos apenas em gordura; ocorre que as células imunes também se expandem e podem representar mais de 50% do tecido – nesse caso, o obeso possui mais células imunológicas do que adipócitos, que são as células do tecido adiposo que acumulam a gordura. E ainda entendemos muito pouco sobre como o sistema imune modula esta expansão (inflamação) que acontece na obesidade”, explicou ao Jornal da Unicamp o professor Pedro Manoel Mendes de Moraes Vieira, que criou o Laboratório de Imunometabolismo, o primeiro do país, no Instituto de Biologia (IB) da Unicamp.

Pedro Vieira acredita que entendendo como a modulação de macrófagos ou de linfócitos, por exemplo, pode influenciar para a obesidade e a resistência à insulina (diabetes tipo 2), será possível chegar a novas terapias. Segundo ele, as terapias de hoje atuam principalmente nos adipócitos, ficando esquecidos os 50% de outras células ali presentes.

O pesquisador destaca que quando se tem a metade da população com sobrepeso, atingir uma glicemia acima de 120 não é muito difícil. De acordo com ele, uma percentagem dessas pessoas tende a se tornar diabética em algum momento, fazendo crescer o número de doentes, sobretudo de diabetes infantil.

Saiba mais sobre o trabalho de Pedro Vieira na matéria publicada no Jornal da Unicamp.

Fonte: Jornal da Unicamp

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!