Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
26 de setembro de 2019
Dia Nacional do Surdo

 Há oito anos Cristiane Ventura descobriu que sua filha percebia o mundo de um modo diferente das outras crianças. A pequena e sorridente Tarsila Maria nasceu com a síndrome Charge e, entre outras características, tem surdez profunda e severa. Naquele momento, Cristiane e seu marido, José Carvalho Júnior, começaram a conhecer um universo completamente novo, muito além das palavras e dos sons na convivência com a menina.

“Naquele momento inicial minha preocupação não era nem como ela iria enfrentar o mundo, mas como o mundo iria receber ela. Além disso, outra grande preocupação era como seria nossa comunicação com a Tarsila. Não tínhamos nenhum conhecimento sobre surdez, foi a descoberta de um mundo novo”, lembra.

A saída encontrada para Cristiane e o marido foi buscar apoio em grupos de outros pais que também tinham filhos surdos. “Conhecemos várias histórias de outras famílias. Surdos crianças, adolescentes e adultos com vidas completamente normais”, conta.

Desde então, os pais da menina se dedicam completamente com objetivo de proporcionar uma boa educação e qualidade de vida para a pequena. “A gente nunca pensou que seria fácil, mas também nunca pensamos que a evolução dela seria diferente do que é hoje. Decidimos investir, mas a gente sabe que a realidade não é a mesma para todo mundo. Sabemos que muitas famílias têm a intenção, mas não têm as condições”, lamenta.

Futuro
Tarsila Maria é hoje uma garota cheia de segurança, comunicativa e que sonha em ser dentista. “No começo, muitas pessoas vinham com aquele sentimento de pena e a gente sempre tirou isso da nossa vista. Não queremos pensar assim e também não queremos que as pessoas pensem dessa forma. Tenho dois filhos, uma surda e um ouvinte. Minha preocupação hoje com o futuro deles é a mesma. São meus filhos e cada com sua necessidade”, conta a mãe.

Dia Nacional do Surdo
O mundo silencioso da pequena Tarsila é também a realidade de outras 9,7 milhões de pessoas no Brasil, segundo o Censo de 2010 realizado pelo IBGE. Dessas, 2,1 milhões apresentam deficiência auditiva severa, como a dela. Apesar de avanços, os surdos brasileiros ainda enfrentam grandes barreiras de acessibilidade.

Com objetivo de comemorar as conquistas dessa comunidade, é celebrado no dia 26 de setembro o Dia Nacional do Surdo. A data foi criada em 2008 devido ao aniversário da fundação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e busca promover reflexões sobre questões de acessibilidade e de garantia do direito à cidadania e discutir a construção de políticas públicas voltadas às necessidades e demandas dessa parcela da população.

Cristiane Ventura explica que a data é fundamental para que outras pessoas tomem conhecimento sobre a importância do tema e da necessidade de abrir mais espaços. “O surdo precisa ser compreendido. É preciso entender que o surdo tem força para contribuir com a sociedade e tem direitos como qualquer outro cidadão. Esses direitos, por muito tempo, foram negados e, embora eles estejam sendo ampliados agora, o surdo ainda precisa de muito mais espaço para mostrar seu valor à sociedade”, esclarece.

Fonte : http://www.blog.saude.gov.br/

 

 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!