Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
02 de outubro de 2019
Dia Mundial do Coração

 A sua função é distribuir para todo o corpo do indivíduo os nutrientes e o oxigênio absorvido pelos pulmões. Sua atividade elétrica faz com que um adulto saudável apresente uma frequência cardíaca em média de 70 batimentos por minuto.

Visando manter em dia a saúde do coração, a Federação Mundial do Coração (WHF – World Heart Federation) criou em 29 de setembro de 2000, o “Dia Mundial do Coração” para que as pessoas se conscientizem da importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças cardiovasculares.
A adoção de hábitos saudáveis como a redução do sal, açúcar e gordura na alimentação associado ao aumento do consumo de frutas e hortaliças; manutenção da prática regular de atividade física e do peso adequado; controle da pressão arterial e da glicemia; cessação do tabagismo e a eliminação do uso nocivo do álcool são considerados fatores de proteção para desenvolvimento e redução de riscos cardiovasculares.
Os fatores de proteção colaboram para a prevenção de doenças cardiovasculares como ataque cardíaco e acidente cardiovascular cerebral (AVC) ou derrame, causadores de incapacitações e óbitos (ilustração abaixo), e também para o grupo das doenças relacionadas aos vasos sanguíneos, como trombose venosa profunda e embolia pulmonar.


Fonte: Sistema de Informação sobre Mortalidade - SIM/SVS/SES - coleta em 20/09/2019

Pesquisa realizada em 2018 pelo Ministério da Saúde sobre a Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas Não Transmissíveis por Inquérito Telefônico (VIGITEL) apontou, conforme o gráfico abaixo, a prevalência dos fatores de risco para as doenças cardiovasculares, sendo possível perceber que o Excesso de Peso que é um dos responsáveis pelo desenvolvimento de doenças cardiovasculares e metabólicas, como o diabetes representa expressividade no valor com uma prevalência estimada de 57,7% em pessoas com 18 anos e mais de idade.


Fonte: VIGITEL, 2018

Os efeitos desses fatores de risco podem aparecer nos indivíduos por meio de elevados valores de: pressão arterial, glicemia, lipídios (gordura no sangue: colesterol e triglicérides) e índice de massa corporal (IMC).
No estado do Rio de Janeiro, em 2017, 16.270 pessoas em idade prematura (30 a 69 anos) faleceram por doenças do aparelho circulatório o que representou aproximadamente 45 mortes evitáveis por dia. Com relação à Hipertensão Arterial e complicações cardíacas e renais foram 2.269 mortes, no mesmo ano, com uma média de seis (6) mortes ao dia.
É importante destacar que todos os fatores de risco mencionados acima são possíveis de intervenção, podendo ser modificados para fatores de proteção. Ainda segundo o VIGITEL (2018) 34,8% dos residentes na capital do Rio de Janeiro, relataram a realização de atividade física no tempo livre, com relação à alimentação, 22,2% relataram o consumo recomendado de frutas e hortaliças (5 ou mais porções diárias).
A avaliação dos fatores de risco e de seus exames complementares podem ser realizados nas Unidades de Saúde ou na Estratégia Saúde da Família de sua referência. Determinadas alterações sugerem a possibilidade do desenvolvimento das doenças do coração e suas complicações. Além disso, nas unidades de saúde existem programas de incentivo à cessação do tabagismo, à adoção de alimentação saudável e promoção da atividade física.
 

 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!