Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
19 de outubro de 2019
SES conduz iniciativa ao público jovem no Dia Nacional do Combate à Sífilis e a Sífilis Congênita


                                                                                                                                                                 A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) inicia neste sábado, dia 19, mobilização no combate à sífilis. A ação é referente ao Dia Nacional de Combate à Sífilis e a Sífilis Congênita, que acontece todo terceiro sábado do mês de outubro.

Este ano, a SES tem como foco sensibilizar o público adolescente e de jovens adultos, grupo que se encontra na categoria de risco. Para isso, a secretaria lançou o vídeo “Situações em que não dá mais pra tentar fugir da camisinha”, utilizando os famosos “memes” – imagens, vídeos ou Gifs que se tornam virais na internet – a fim de aproximar de maneira informal e criativa a realidade destes jovens para uma questão mais profunda.

Houve aumento de 29% nos casos da sífilis, de 2017 a 2018, na faixa dos 13 aos 27 anos, na Região Metropolitana I (Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro, São João de Meriti e Seropédica). Os dados são do Sistema de Informação de Agravo e Notificação (SINAN/SES - RJ).

No ano de 2017, o estado do Rio de Janeiro notificou 14.980 casos de sífilis adquirida, 8.765 de sífilis em gestante, e 4.337 de sífilis congênita. Já em 2018, foram notificados 18.189 casos de sífilis adquirida, 10.403 de sífilis em gestante, e 4.200 de sífilis congênita.

O tratamento da sífilis, tanto a adquirida, que é transmitida pelo ato sexual, como a congênita – transmissão da mãe infectada para a criança ainda na barriga ou durante o parto – pode ser feito em qualquer unidade de saúde básica. É oferecido gratuitamente pelo SUS, assim como o teste rápido, que consiste na coleta de apenas uma gota de sangue e tem resultado em 30 minutos.

Para prevenção de ISTs, o método mais seguro e eficaz continua sendo o preservativo, que também é disponibilizado gratuitamente em qualquer posto de saúde ou clínica da família.

Assista o vídeo da Campanha : Semcamisinhanãoda

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!