Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
13 de novembro de 2019
Saúde do homem vai muito além do exame de próstata

 É importante a vinculação com a Atenção Primária à Saúde e o acompanhamento de sua saúde durante toda a vida.

Para homens que não apresentam sintomas, não há regra em relação à periodicidade de consultas médicas. Mas é aconselhável elaborar com um profissional de confiança um plano de cuidados que inclua medidas preventivas para se manter saudável, como integrar na rotina hábitos saudáveis, conviver com amigos e familiares, envolver-se na educação dos filhos e participar de atividades culturais ou esportivas. Essas ações poderão melhorar a saúde física e mental do homem e ainda evitar doenças que prejudiquem sua qualidade de vida.

E o câncer de próstata?

Embora muito se diga sobre a doença e a relevância que esta tem junto à população masculina, outras situações e agravos devem ser prevenidos, reduzidos e abordados, com base nas necessidades das pessoas, em seus planos de cuidado.
Por isso, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (Inca) não recomendam o rastreamento em massa do câncer no mês de novembro, e em nenhum outro mês do ano, já que não há evidências científicas que apontem efeitos dessa busca sobre a redução da mortalidade por câncer de próstata.

O que se recomenda, novamente, é um cuidado frequente, vinculado a uma equipe profissional para a prevenção desta e outras doenças, a discussão sobre hábitos cotidianos e o envelhecimento saudável durante toda a vida.
Esse cuidado exige ir além de iniciativas de rastreamento, mas focar na procura, ao longo de todo o ano, por ações e serviços de saúde a partir da Atenção Primária à Saúde. Quer saber como?

Gestores e trabalhadores da saúde

Estruturem de forma permanente abordagens para o acesso e acolhimento aos homens nos serviços de saúde, a prevenção de violências e acidentes, o planejamento familiar, a saúde sexual, a saúde reprodutiva, a paternidade ativa, os hábitos de vida saudáveis e o cuidado de doenças como diabetes e hipertensão. Uma forma de fazer isso acontecer é aderir ao Programa Saúde na Hora, lançado pelo Ministério da Saúde em 2019, que amplia o acesso das pessoas às Unidades de Saúde da Família, uma vez que estende o horário de funcionamento das USF e oportuniza que populações trabalhadoras possam usufruir de um cuidado coordenado, longitudinal e integral. O horário de funcionamento pode ainda acontecer no horário de almoço e, opcionalmente, aos fins de semana. Saiba mais em: http://saude.gov.br/component/tags/tag/saude-na-hora

População

Cuide-se. Cuidar da saúde exige atenção, interesse e disponibilidade para olhar para si, seja no ambiente doméstico, seja no ambiente de trabalho, no espaço de lazer e em espaços sociais. Essa atitude proativa e responsável gera impactos reais na sua qualidade de vida e na das pessoas ao seu redor. A vinculação a uma equipe de Saúde da Família e da Comunidade possibilita o planejamento das ações de cuidado de sua vida, com escolha orientada para hábitos de vida, formas de cuidado e de envelhecimento com saúde.

Pais e filhos

Pais são exemplos para seus filhos, e isso inclui o cuidado em saúde. Incentivem que eles procurem os serviços de saúde, ainda que não haja uma necessidade clara ou sintomas de alguma doença. Pratique e os estimule a praticar exercícios físicos com regularidade. Converse sobre o que eles estão sentindo, para que eles saibam lidar com frustrações de maneira saudável. Evite o uso da violência para lidar com as situações da vida, cultivando bons hábitos de saúde, como manter a carteira vacinal atualizada e consumir alimentos saudáveis, entre outros.

Prevenção

Prevenir é uma estratégia excelente para quem quer manter o vigor e a saúde em dia! Os serviços de saúde também estão preparados para orientar em situações de estresse, de sobrecarga mental e de outras situações emocionais. É um espaço para tirar dúvidas e obter instruções acerca de tudo que envolva sua saúde.
Pense nisso!

Fonte: http://www.blog.saude.gov.br/

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!