Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
12 de dezembro de 2013
Secretaria de Estado de Saúde envia ajuda para Nova Iguaçu, Queimados e Japeri

Secretaria de Estado de Saúde envia ajuda para Nova Iguaçu, Queimados e Japeri

A Secretaria de Estado de Saúde vai enviar materiais para as cidades de Nova Iguaçu, Queimados e Japeri, na Baixada Fluminense. Ao todo, serão enviados 12 mil frascos de hipoclorito de sódio, mil doses de vacina de tétano e difteria, além de 9.300 folhetos informativos para prevenção de doenças, como leptospirose e dengue, e ações em enchentes.

Para o município de Nova Iguaçu serão entregues um kit calamidade, 6 mil frascos de hipoclorito de sódio e mil doses de vacina contra tétano e difteria. Cada kit tem capacidade para atender 500 pessoas e contém medicamentos para a atenção básica, antibióticos, hipoclorito de sódio, ataduras, cateteres, luvas, máscaras descartáveis e seringas, entre outros. Japeri e Queimados vão receber 3 mil frascos de hipoclorito de sódio, cada. As três cidades vão receber também materiais informativos.

Plano de Contingência - A Secretaria de Estado de Saúde conta com um Plano de Contingência que inclui uma Unidade de Resposta Rápida (URR) e ações de técnicos das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental, que atuam na contenção de doenças e na vistoria da qualidade da água nos locais atendidos. Deslocada para qualquer região afetada por surtos ou desastres, a URR é elemento articulador nas respostas rápidas, das emergências em Saúde Pública, monitorando e avaliando as ocorrências através de notificações dos municípios, lista de verificação de surtos, entre outros.

Leptospirose - Enchentes como as ocorridas em Caxias trazem para o Estado outras preocupações além dos danos materiais e ambientais. Entre elas estão doenças que costumam afetar a população dessas localidades no período pós-chuvas, como a leptospirose. Transmitida na grande maioria das vezes pela urina de ratos, a doença costuma ter alta ocorrência quando as pessoas começam a limpar suas casas e têm contato com a água e a lama contaminadas pela bactéria leptospira. Nesse momento, pode ocorrer maior concentração dessa bactéria, aumentando o risco de transmissão.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!