Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
01 de junho de 2020
As doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) durante a pandemia causada pelo COVID-19

Muito se fala das vulnerabilidades sociais e a relação com as altas prevalências das DCNTs, que só no estado do Rio de Janeiro em 2019 causou a morte prematura (30 a 69 anos) de 32.860 pessoas representando uma média de 90 mortes por dia. 

Atualmente vive-se um período de vulnerabilidade social, econômica e biológica que alcança a todos e que eleva o número de mortes por essas doenças.

O cenário que está se desenhando é de pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis com a maior vulnerabilidade para o agravamento dos casos do novo coronavírus.


É uma doença muito recente e que precisa ser estudada para melhor ser compreendida. Algumas análises realizadas permitem identificar fatores que contribuem na evolução da COVID-19. Entre eles estão fatores de risco em comum com os das DCNTs, como o tabagismo, sedentarismo, alimentação inadequada e alguns fatores intermediários como a obesidade e a hipertensão.


E da mesma forma chama atenção para fatores que fortalecem a imunidade e
que também são importantes na prevenção das DCNTs. Um estilo de vida saudável com uma alimentação adequada, sem o consumo abusivo de álcool, bons hábitos de sono e com a prática de atividade física regular colaboram para o aumento da imunidade. Deve-se estar atento aos modos de vida principalmente nesse período em que estamos conhecendo uma nova doença.


Doenças crônicas como o câncer, a diabetes, doenças respiratórias
crônicas e as doenças cardiorrespiratórias já são um dos principais problemas
de saúde pública do mundo, e agora elas também parecem estar associadas
ao agravamento e complicações nos casos do Covid-19.


No estado do Rio de Janeiro, utilizando-se os dados gerados a partir do Sistema de Vigilância Epidemiológico referente as Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) no período de 01 de janeiro a 11 de maio de 2020, pode-se constatar algumas informações. Nesse sistema são notificados todos os casos referentes a Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) encerradas ou não inclusive ao SARS-CoV-2 (COVID-19).

Optou-se por utilizar dados com classificação final COVID-19 e agente etiológico SARS-COV-2.
Os fatores de risco são obtidos no total isolado e outro total comcomorbidades mencionadas nos casos de COVID-19 referentes ao número denotificações, internações, ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e óbitos.


As doenças do aparelho cardiovascular e o diabetes, que apresentam
maiores números relacionados ao COVID-19 representaram em 2019
respectivamente 15.839 e 3.053 mortes no estado.

Leia Mais Abaixo :

DCNTs e a pandemia_versa_o 3 (1).docx

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!