Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
16 de junho de 2020
Medidas de Prevenção da Raiva Humana Dirigidas à População do Estado do Rio de Janeiro

 "A raiva é uma doença transmissível que atinge todos os mamíferos como cães, gatos, bois, cavalos, macacos, morcegos e também o homem, quando a saliva do animal infectado entra em contato com a pele lesionada (machucada) ou mucosa, por meio de mordida, arranhão ou lambedura do animal. O vírus ataca o sistema nervoso central, levando à morte após pouco tempo de evolução. Trata-se de uma doença extremamente grave com letalidade elevada de 99,9%.

Com base em comunicados do Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro alerta a população fluminense para que redobre os cuidados preventivos principalmente no trato de cães e gatos domiciliados, semidomiciliados e de rua, além de animais de importância econômica (boi, cavalo, porco, etc.). Isso devido ao abastecimento irregular do estoque de vacina e soro antirrábicos para humanos no país.

Orienta-se que se evitem ao máximo os acidentes como mordedura, arranhadura ou lambedura por animais domésticos, de rua e os silvestres (como morcegos, macacos, entre outros). É importante que a pessoa agredida procure uma unidade de saúde para receber atendimento e orientações.

Ressalta-se que, quando indicado, o esquema profilático completo da raiva humana (soro + 4 doses de vacina) deve ser realizado integralmente. Apenas o soro antirrábico não é suficiente para evitar o óbito por esta doença!

No estado do Rio de Janeiro, foi registrado, em 2020, um caso/óbito de raiva humana no município de Angra dos Reis, transmitido por morcego infectado. O último caso/óbito por raiva humana, no estado, ocorreu em São José do Vale do Rio Preto, no ano de 2006, também transmitido por morcego."

A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro emitiu um alerta para os municípios fluminenses após a confirmação da primeira morte por raiva humana no estado desde 2006.

Acessa aqui Alerta Raiva Humana 001/2020

 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!