27 de julho de 2020
27 de Julho - Dia Nacional da Prevenção ao Acidente de Trabalho

No Sistema Único de Saúde (SUS) a incorporação de competências para a atenção integral á saúde dos trabalhadores é desafio a ser realizado por todos os profissionais no atendimento nos pontos de atenção primária, especializada , hospitalar e emergências e na integração da assistência e da vigilância em saúde, assim como das ações intersetoriais com a Secretaria Especial do Trabalho e Previdência, Ministério Público do Trabalho e INSS.

As ações de promoção da saúde e prevenção realizadas no Rede de Atenção à Saúde (RAS) são oportunas e adequadas quando se conhece a situação de saúde dos trabalhadores dos territórios sanitários. Para esse planejamento é necessário conhecer o perfil de morbimortalidade dos municípios esta ação é realizada pelas referências técnicas em Saúde do Trabalhador (ST), equipes técnicas de ST municipais e o apoio matricial dos Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) regionais de gestão municipal. No estado do Rio de Janeiro a cobertura por CEREST é de 100% da população trabalhadora nas regiões de saúde.

A equipe da Divisão de Saúde do Trabalhador (DSAT) da SES publica hoje o Boletim Epidemiológico sobre os Acidente de Trabalho no estado.

Confira AQUI o documento na íntegra