18 de dezembro de 2013
Capacitação para Vigilância Epidemiológica e Profilaxia da Raiva Humana em Niterói

SES realiza capacitação para vigilância epidemiológica e profilaxia da raiva humana

Patrícia Moza e Paula Almeida, da Gerência de Zoonoses e Doenças Transmitidas por Vetores, e Itacirema Bezerra, da Gerência de Imunopreveníveis da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) participaram, junto com o vice-diretor do Instituto de Pesquisa Evandro Chagas-IPEC da Fiocruz, José Cerbino, de uma capacitação para vigilância epidemiológica e profilaxia da raiva humana. O treinamento foi realizado no dia 17 de dezembro, no Hospital Municipal Carlos Tortelly, em Niterói. As representantes da SES e Cerbino participaram da capacitação a convite da coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Niterói, Ana Eppinghaus.

As palestras foram ministradas pela Médica Veterinária Paula Almeida da SES/RJ e por José Cerbino. Os profissionais de saúde que participaram da capacitação puderam receber orientações quanto ao atendimento diante dos acidentes antirrábicos humanos, incluindo os protocolos de vacinação e soroterapia.

"Está foi a primeira de uma sequência de capacitações que pretendemos realizar ao longo de 2014, focando nos polos de atendimento antirrábico de saúde, onde esperamos sempre contar com a colaboração do IPEC e das secretaria municipais." , diz Patrícia Moza, gerente de Zoonoses e Doenças Transmitidas por Vetores da SES/RJ. Itacirema Bezerra, gerente de Imunopreveníveis da SES-RJ, completa: "Os esclarecimentos prestados quanto à soroterapia são fundamentais para um bom resultado no tratamento e assim evitarmos casos humanos".