20 de dezembro de 2013
Mãe Coruja: Governo do Rio doa enxoval a quem nascer nas maternidades estaduais

Desde que recebeu o resultado positivo da gravidez, a balconista Cintia Francisca da Silva, de 26 anos, moradora do interior de São Paulo, sonhava com o enxoval da sua segunda filha. Durante viagem de férias ao Rio, a jovem começou a sentir as dores do parto, e a pequena Ana Clara veio ao mundo prematura, com apenas 25 semanas. A bebê nasceu no Hospital Estadual Rocha Faria, em Campo Grande. Mãe e filha passam bem. Como pode-se imaginar, a chegada da pequena Ana Clara com 15 semanas de antecedência foi uma surpresa para Cintia e para família, que ainda não tinham conseguido se organizar para comprar o enxoval da bebê. E o projeto Mãe Coruja - mais nova ação da equipe de Humanização da Secretaria de Estado de Saúde - fez toda a diferença.

Desde novembro, todas as mães que dão à luz no Hospital Estadual Rocha Faria recebem kit com enxoval completo. A bolsa do Mãe Coruja vem com 11 peças, entre elas: roupinhas de algodão, toalha de banho e trocador. No início do próximo ano, mais quatro maternidades do Governo do Estado vão aderir à iniciativa.

- Eu amei o Kit que ganhei na maternidade. A bolsa e as roupas são lindas. Fiquei muito feliz, pois minha filha ainda não tinha nada, e esse foi o primeiro presente que ela recebeu. Não sei como agradecer todo carinho e atenção que estamos recebendo. – conta Cintia.

Desde 2007, a humanização do atendimento faz parte das políticas da Secretaria de Estado de Saúde. E tem feito a diferença na mudança da qualidade da relação médico-paciente e também durante os períodos de internação. Passa pela ambientação das unidades de saúde, sempre coloridas e agradáveis; passa pela apropriação do espaço público pelo seu usuário, com as fotos dos moradores da região em cada uma das UPAs.

– Nosso trabalho é melhorar o atendimento nas unidades e isso passa por levar conforto e beleza, além de diminuir a frieza do ambiente hospitalar. As fotos de moradores das regiões onde as UPAs foram instaladas fazem com que as pessoas se sintam mais acolhidas. Queremos que as pessoas se identifiquem – explicou a coordenadora de Humanização da Secretaria de Saúde, Fabiani Gil.

E por que a coruja? Fabiani Gil explica:

- A escolha da coruja como símbolo do projeto não foi à toa. Ela tem um significado popular muito representativo: mãe zelosa com seus filhotes. É exatamente esse carinho que queremos passar para as mães e os seus filhos com o esse kit – explica Fabiani Gil, coordenadora de Humanização da Secretaria de Estado de Saúde.

Kit com enxoval completo contém 11 itens
Na próxima etapa do projeto, as novas mamães vão receber uma camisola que facilita e propicia conforto e preserva a puérpera durante a amamentação. Além disso, haverá uma roupa especial para identificar o pai que quiser acompanhar o nascimento do filho.

Mãe Coruja na Baixada - A saúde da gestante da Baixada Fluminense ganhou um grande incremento do Governo do Estado em agosto de 2013. O Programa Mães da Baixada reúne um conjunto de medidas que tem por objetivo melhorar o atendimento prestado pelas unidades municipais de saúde e as conveniadas pelas prefeituras às grávidas da Baixada Fluminense. Os municípios da região receberam ambulâncias para facilitar o transporte das mulheres em trabalho de parto.

Outras das ações é a qualificação de leitos de baixo risco na região por meio do pagamento de um incentivo pelos partos realizados em unidades em Queimados, Belford Roxo e São João de Meriti. As unidades contempladas são a Casa de Saúde Bom Pastor, Hospital Nossa Senhora da Glória e Associação de Caridade São João de Meriti. Estão previstos investimentos mensais de mais de R$ 750 mil pelo Governo do Estado somente nesta ação.