Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
21 de janeiro de 2014
Estado é responsável por mais de 20 mil partos e novos serviços em maternidades

Estado é responsável por mais de 20 mil partos e novos serviços em maternidades

Gestantes e bebês ganharam atenção especial em 2013, numa série de novos projetos da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Serviços inovadores na rede pública e investimentos que valorizaram o atendimento humanizado fizeram a diferença para as 20.299 crianças que vieram ao mundo nos hospitais da rede estadual. Apenas no Hospital Estadual da Mãe e no Hospital da Mulher Heloneida Studart, maternidades de referência da Secretaria de Estado de Saúde na Baixada, foram realizados 70 mil consultas ambulatoriais e 106 mil exames. Investimentos na qualidade da rede de assistência básica dos municípios também ganharam destaque.

Uma das principais ações do Governo do Estado no ano passado foi o Programa Mães da Baixada, que reúne um conjunto de medidas que tem por objetivo melhorar o atendimento prestado pelas unidades municipais de saúde e as conveniadas pelas prefeituras às grávidas da Baixada Fluminense. Além disso, o Programa investiu na reabertura da Maternidade Municipal Mariana Bulhões, em Nova Iguaçu.

Na área da humanização, a novidade foi o projeto Mãe Coruja. Desde novembro, todas as mães que deram a luz no Hospital Estadual Rocha Faria receberam um kit com enxoval completo. A bolsa do Mãe Coruja vem com 11 peças, entre elas: roupinhas de algodão, toalha de banho e trocador. Em 2014, mais quatro maternidades do Governo do Estado vão aderir à iniciativa.

Para ajudar os bebês prematuros nascidos em sua maternidade, o Hospital Estadual Rocha Faria já mantém o Banco de Leite. Mas em 2013, a unidade iniciou o projeto Amigas do Leite, que faz a captação de leite materno nas residências. Toda semana, uma equipe vai à casa das cadastradas para recolher os potes de leite retirados segundo as orientações das enfermeiras responsáveis.

Na mesma unidade, outros projetos inaugurados ano passado reforçaram o vínculo entre bebês e suas mães. Como o uso da shantala, técnica oriental de massagem que acalma, ensinada às mamães para evitar cólicas nos seus filhos. Além disso, a equipe da maternidade ensina ainda como dar banho nos bebês num ofurô feito com baldinhos e água morna.

Já no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes foi criado o programa Sala de Banho, que ensina as mães de primeira viagem como dar banho nos bebês. A unidade também passou a contar com os projetos Oficina de Cantigas de Ninar e Espaço da Vovó. No primeiro, mães são estimuladas a escutar música e cantar para seus recém-nascidos. O outro permite que as mães, cujos filhos estejam internados na UTI Neonatal, recebam a visita de uma pessoa próxima a sua escolha. Elas recebem apoio psicológico e se reúnem com outras mães na mesma situação.

Especializado no atendimento às gestantes de alto risco, o Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti, recebeu certificado de segurança do Centro Cirúrgico categoria diamante, tornando-o o primeiro da rede pública do Rio de Janeiro a ter este título. O certificado é resultado da conformidade adquirida pela unidade em 102 critérios nacionais e internacionais de validação.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!