Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
10 de fevereiro de 2014
Instituto de Infectologia São Sebastião é referência em doenças infectoparasitárias

Instituto de Infectologia São Sebastião é referência em doenças infectoparasitárias

Quatrocentos e vinte e seis atendimentos na Unidade de Pronto-atendimento, 4.515 consultas ambulatoriais, 76 internações na Unidade de Pacientes Graves (UPG) e 244 internações em enfermaria em 2013. Os números são do Instituto Estadual de Infectologia São Sebastião (IEISS), referência no atendimento a pacientes com doenças infectoparasitárias, sobretudo meningites, leptospirose, tétano e dengue, além da raiva.

O IEISS não é referência por acaso. O instituto dispõe de cinco leitos para internação de crianças e adolescentes – de 4 meses a 16 anos –, nove leitos na enfermaria de adultos e quatro leitos na UPG. Além de estar aberta, 24h por dia, a unidade de atendimento de pacientes referenciados para a realização de punção lombar, adultos e crianças e possui o Laboratório de Meningites, referência no estado para a análise do líquor. Ele funciona junto ao Laboratório Central do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE) e realiza a análise de líquor tanto de pacientes atendidos no HFSE-IEISS quanto daqueles que realizaram punção lombar em outras unidades do Município do Rio de Janeiro ou do Estado do Rio de Janeiro.

“A unidade de atendimento a pacientes referenciados recebe pacientes com diagnóstico ou com suspeita de meningite, leptospirose, tétano e outras doenças febris atendidos em outras unidades de saúde e que necessitam de avaliação por infectologista ou de realização de punção lombar. Não existe atendimento por demanda espontânea, ou seja, a unidade não funciona como um Pronto-Socorro”, explica Luiz Fernando Cabral Passoni, chefe do Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP) do HFSE e Diretor do IEISS.

Ele explica que o Instituto São Sebastião está funcionando, hoje, em parceria com o Hospital dos Servidores. “O Hospital São Sebastião foi fundado por D. Pedro II em 1889 em função das inúmeras epidemias que varriam o Rio de Janeiro no final do século XIX. Em 2007 foi transferido para as dependências do IASERJ e em agosto de 2012 para o Hospital Federal dos Servidores do Estado, por convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Saúde e o Ministério da Saúde, com a proposta de se tornar, com o Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP) do HFSE, o Centro de Referência de Doenças Infecciosas Adrelírio Rios Gonçalves”, relata Luiz Fernando.

O diretor explica que, como está instalado em um hospital geral, o IEISS conta com a colaboração de todos os outros serviços do HFSE – especialidades clínicas e cirúrgicas – e dos exames complementares disponíveis na Unidade. Mas embora receba pacientes de todo o estado, as internações dependem de contato prévio com o médico plantonista. Para encaminhar pacientes para avaliação clínica, realização de punção lombar ou internação, o contato pode ser feito pelo telefone 2332-7165.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!