14 de fevereiro de 2014
Sarampo: SES promove reunião com representantes de vigilâncias epidemiológicas municipais

Foi realizada na última quinta-feira (13/2) uma reunião entre representantes das gerências de Doenças Imunopreveníveis e de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) e 15 dos 39 representantes das vigilâncias epidemiológicas municipais das regiões da Metropolitana I e II, Baixada Litorânea e Centro-Sul Fluminense. A reunião foi motivada pelo novo surto de sarampo registrado no Ceará no início deste ano e pela manutenção da transmissão da doença em Pernambuco.

Na pauta do encontro, ações a serem realizadas frente ao surgimento de casos de sarampo no Estado do Rio de Janeiro e os novos planejamentos de combate à doença. Uma análise também foi realizada a partir da apresentação do histórico dos casos.

O sarampo é uma doença infecciosa e viral causada pelo paramixovírus. É transmitida por meio de salivação, gotículas expelidas por nariz ou boca e até mesmo por respiração. Entre os sintomas estão febre, tosse persistente, irritação nos olhos, além do aparecimento de manchas vermelhas no rosto e pescoço.