Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
17 de fevereiro de 2014
Hemorio lança campanha para doação de sangue neste Carnaval

Hemorio lança campanha para doação de sangue neste Carnaval

De acordo com o Ministério da Saúde, menos de 2% da população doa sangue com regularidade. E durante os períodos festivos como Natal e Carnaval, o comparecimento de doadores, que já é irregular, diminui ainda mais. Historicamente, as doações voluntárias nas duas semanas que antecedem o Carnaval chegam a cair 70%. Para evitar possíveis desabastecimentos nos hospitais, no dia 13 de fevereiro, às 11h30, o Hemorio lançou a 11ª edição da campanha “Vista a Fantasia da Solidariedade”, com o objetivo manter a média de 300 doadores diários e alertar a população para os riscos da falta de sangue neste período.

Este ano, além das agremiações e sambistas que tradicionalmente vem ao instituto durante os dias da campanha, várias personalidades também aderiram à ação, apoiando e convocando seus fãs para incrementarem os estoques do hemocentro.

A cantora Anitta foi uma das 15 escolhidas para fotografar para a campanha. É a primeira vez que a funkeira participa de uma campanha estimulando a doação de sangue.

- Estou muito feliz em poder participar de uma campanha tão importante quanto essa, que também cria um hábito saudável e infelizmente ainda não tão comum entre os brasileiros, que é a doação de sangue regular. Espero poder contribuir convocando a população para mudarmos esse panorama – disse a cantora, que ainda brincou com o seu maior hit, o “Show das Poderosas”, estimulando a doação:

- Pre-pa-ra que agora é hora de sermos solidários!

Segundo a diretora geral do Hemorio, Dra. Simone Silveira, o Rio de Janeiro vive um momento importante com a inclusão de grandes eventos e a população precisa doar sangue com mais frequência para suprir as possíveis demandas emergenciais.

- No ano passado tivemos grandes eventos, que culminaram com a Jornada Mundial da Juventude. Este ano teremos os jogos da Copa do Mundo e já estamos nos preparando também para as Olimpíadas. Em eventos desse porte, a cidade recebe milhões de visitantes e precisamos estar abastecidos com sangue nos hospitais, para possíveis emergências. Por isso, é importante que a população seja estimulada para doar sangue regularmente – explicou a médica.

Para ser um doador de sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, deve apresentar um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 68 anos e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário estar em jejum. O candidato deve somente evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e as bebidas alcoólicas 12 horas antes. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis. O modelo da declaração pode ser adquirido através do site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br

O Hemorio é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Saúde e Fundação Saúde, e abastece com sangue e derivados cerca de 180 unidades de saúde, entre elas, as grandes emergências, maternidades e UTI´s. No Rio de Janeiro, ainda há mais 26 unidades de coleta de sangue coordenados tecnicamente pelo Hemorio como o Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel; Hospital da Posse, em Nova Iguaçú; Hospital Geral de Bonsucesso e o Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras. Os endereços e horários de funcionamento dos postos podem ser obtidos através do Disque Sangue (0800 282 0708) que esclarece outras dúvidas e agenda a doação com hora marcada.

O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 08 – Centro, ao lado do Campo de Santana e funciona todos os dias (inclusive sábados, domingos e feriados), das 7h às 18h.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!