Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
07 de março de 2014
Hospital da Mulher completa quatro anos com 8 mil atendimentos por mês


O Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart (HMHS) completa quatro anos neste sábado, 08 de março, registrando média de 8 mil atendimentos e 400 partos por mês. Desde a inauguração, foram realizados 14.135 partos, além de 22.781 mamografias. Localizada em São João de Meriti, a unidade é referência no atendimento de gestantes e bebês de alto risco. O HMHS conta com equipes multiprofissionais altamente especializadas, além da infraestrutura necessária para o atendimento dos pacientes. São 59 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto e Neonatal e Unidade Intermediária (UI) Neonatal.

- O serviço que o Hospital da Mulher oferece à população é extremamente especializado, pois atendemos mulheres com gestação de risco e bebês prematuros e com baixo peso. Por isso, a nossa maior preocupação é manter os indicadores assistenciais dentro dos padrões internacionais de qualidade e segurança. Cada paciente que recebe alta representa uma conquista para nós - afirma o diretor do hospital, Helton Setta.

A qualidade dos serviços oferecidos também pode ser constatada pelos dados da Ouvidoria. No último mês de fevereiro, 964 pacientes ou familiares responderam à pesquisa de satisfação. Destes, mais de 90% avaliaram o atendimento prestado como sendo ótimo ou bom.

É parte da rotina do hospital receber casos de bebês que nasceram com menos de 1 kg. São histórias como a de Taisa da Silva, 22 anos, moradora de Barra do Piraí. Aos seis meses de gestação, ela teve pré-eclâmpsia e foi encaminhada ao Hospital da Mulher. Três dias depois de dar entrada na unidade, Taisa deu à luz Lauana Pereira, que nasceu com apenas 685 gramas, no dia 19 de dezembro. Desde então, Taisa está na Casa da Mãe, onde tem moradia e alimentação garantidas para ficar perto da filha.

- No Hospital da Mulher minha filha recebeu todo o atendimento que precisava, eu tive apoio dos profissionais e posso ficar perto dela todos os dias. Hoje, ela está com 1,9 kg e na semana passada foi transferida da UTI para a UI. Meu maior sonho é levá-la para casa - relata Taisa.

Certificação – O Hospital da Mulher foi a primeira unidade de saúde da rede pública estadual a receber certificação de segurança no Centro Cirúrgico e pela terceira vez consecutiva na Central de Material Esterilizado - o Certificado Target Zero na Categoria Diamante - em dezembro de 2013. Esta conquista é resultado da conformidade adquirida em 102 itens avaliados pela 3M do Brasil nos dois locais e segue critérios nacionais e internacionais de validação. Com uma média de 450 cirurgias realizadas mensalmente, a certificação traz mais segurança nos procedimentos cirúrgicos, investimento na qualificação dos profissionais e no atendimento, com reorganização do fluxo a partir da adequação aos critérios estabelecidos durante o processo.

Exames de mamografia e biópsia – O HMHS oferece outro importante serviço às mulheres. A unidade dispõe de dois mamógrafos e também realiza biópsias em casos de suspeita de câncer. Quando há confirmação do diagnóstico, as pacientes são encaminhadas para fazer o tratamento adequado.
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!