Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
11 de março de 2014
Nota 10 para doadores de sangue: campanha do Hemorio aumentou em 36% doações no Carnaval

Nota 10 para doadores de sangue: campanha do Hemorio aumentou em 36% doações no Carnaval

A 11ª edição da campanha de carnaval do Hemorio, “Vista a Fantasia da Solidariedade” terminou neste fim de semana. E os resultados foram positivos. Desde que a campanha começou, no dia 13 de fevereiro, mais de 6 mil voluntários se candidataram para doar sangue. Deste total, foram coletadas 4.977 bolsas de sangue, número suficiente para salvar cerca de 15 mil vidas. Na semana de carnaval, o Hemorio funcionou normalmente. Entre os dias 1 e 5 de março, 969 doadores compareceram ao Hemorio e 746 bolsas foram coletadas, um aumento de 36% em relação ao ano anterior.

O ator Fábio Porchat foi um dos primeiros que aceitaram participar da ação. “É muito gratificante poder ser um porta-voz de uma campanha tão importante como essa. Fico orgulhoso e faço questão de poder participar todos os anos, pois sempre é tempo de salvar vidas”, declarou Fábio.

Várias ações foram realizadas durante os 25 dias de campanha. A escola de samba Acadêmicos do Salgueiro realizou uma coleta móvel na quadra da vermelho e branco, na Tijuca, e a Beija-Flor de Nilópolis trouxe vários integrantes ao Hemorio através de caravana. Blocos carnavalescos, universidades e empresas também apoiaram a 11ª edição do Vista a Fantasia da Solidariedade.

De acordo com a diretora geral do Hemorio, Simone Silveira, todo esse apoio externo foi essencial para o sucesso. “Desde que a ação foi criada, há onze anos, temos conseguimos manter os estoques para este período, que é bastante preocupante. Para esta edição, tivemos um time de artistas que deram um brilho ainda maior à festa, reforçando o pedido pela doação de sangue voluntária", avaliou a diretora.

Artistas na campanha - A campanha teve o apoio de várias personalidades que se uniram para manter os estoques abastecidos no período da folia. Selminha Sorriso, Marcella Alves e Squel, porta-bandeiras das escolas de samba Beija-Flor, Mangueira e Salgueiro, deixaram a rivalidade das agremiações de lado e apoiaram juntas a campanha, que também contou com os atores Miguel Rômulo, Fábio Porchat, Carol Castro,Fernanda Paes Leme, Maria Casadevall, Roberta Almeida,Carla Diaz, a socialite Narcisa Tamborindeguy e a irreverente Elke Maravilha. A campanha, que teve o objetivo de manter a média de 300 doadores diariamente e alertar a população para os riscos da falta de sangue no período de Carnaval, época em que historicamente, há uma queda de pelo menos 50% no número de doações voluntárias, também contou com a participação de cantores populares como Leoni, Buchecha e as funkeiras Valesca e Anitta.

Quem pode doar sangue? - Para ser um doador de sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, deve trazer um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário estar em jejum. O candidato deve somente evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e as bebidas alcoólicas 12 horas antes. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis. O modelo da declaração pode ser adquirido através do site do Hemorio: www.hemorio.rj.gov.br.

Onde doar - O Hemorio é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, que abastece com sangue e derivados cerca de 180 unidades de saúde, entre elas, as grandes emergências, maternidades e UTIs. No Rio de Janeiro, ainda há mais 26 unidades de coleta de sangue coordenados tecnicamente pelo Hemorio como o Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel; Hospital da Posse, em Nova Iguaçú; Hospital Geral de Bonsucesso e o Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras. Os endereços e horários de funcionamento dos postos podem ser obtidos através do Disque Sangue (0800 282 0708) que esclarece outras dúvidas e agenda a doação com hora marcada.

O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 08 – Centro, ao lado do Campo de Santana e funciona todos os dias (inclusive sábados, domingos e feriados), das 7 às 18 horas.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!