Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
20 de março de 2014
Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose: atividades buscam conscientizar população sobre a doença

Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose: atividades buscam conscientizar população sobre a doença

Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose, comemorado em 24 de março, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, preparou diversas ações para conscientizar a população sobre esta doença infecciosa e que tem no estado do Rio de Janeiro a maior incidência de casos no país: 72 em cada 100.000 habitantes. Encontros, caminhadas, seminário e distribuição de materiais educativos fazem parte da programação que acontece em quatro pontos diferentes do estado.

- Nesta data, em diversos países do mundo, são promovidos eventos e divulgadas as questões que envolvem a doença que, apesar de ter cura, ainda causa muitos óbitos. É importante que as pessoas saibam as formas de transmissão e tratamento e é por isso que preparamos diversos eventos em diferentes locais – ressalta a gerente de Pneumologia Sanitária da SES, Ana Alice Bevilaqua.

Confira a programação:

23/03- Caminhada no Parque Madureira, de 9h às 16h – A caminhada será realizada pelos profissionais de saúde. Haverá ainda tendas de programas de saúde, de práticas alternativas, palco com atrações locais, distribuição de materiais educativos, jogo interativo da tuberculose. ONG´s que realizam trabalhos comunitários de promoção da saúde e prevenção à tuberculose e HIV/AIDS também estarão presentes.

25/03 - II Seminário Tuberculose e a rua (Hotel São Francisco – Rio de Janeiro, de 9h às 17h) - Encontro voltado para profissionais dos Consultórios na Rua e de equipes envolvidas com trabalho junto à população em situação de rua.

27/03 - Evento na Praça Arariboia, em Niterói, de 16h às 20h – Serão distribuídos materiais educativos e haverá tendas de programas de saúde, palco com atrações locais e com o grupo Harmonia Enlouquece, formado por pacientes do Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro, jogo interativo da tuberculose, etc. Haverá presença de ONG´s que realizam trabalhos comunitários de promoção à saúde e à tuberculose e HIV/AIDS, entre outras ações.

28/03 - Evento na Praça do Pacificador em Duque de Caxias, de 9h às 16h - Para fechar as ações, o evento contará com distribuição de materiais educativos, tendas de programas de saúde, palco com atrações locais e presença de ONG´s que atuam nesta área.

Dados alarmantes - O estado do Rio de Janeiro possui a maior incidência de casos no país, 72 em cada 100.000 habitantes. No ano de 2012 foram notificados 14.505 casos em todo o estado, sendo 11.614 novos casos. Cerca de 10% destes são coinfectados com o vírus HIV. A taxa de mortalidade no estado é alta; 739 óbitos apenas em 2012.

Tuberculose - É uma doença infectocontagiosa, causada pelo bacilo de Koch, e que afeta principalmente os pulmões, podendo também ocorrer em outros órgãos como ossos, rins e meninges (membrana que protege o sistema nervoso central). A transmissão é feita por via respiratória e está ligada às baixas condições de vida, particularmente, a moradia em locais sem ventilação adequada e sem exposição ao sol.

Os sintomas são tosse por mais de três semanas, febre, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço. Deve-se buscar fazer o diagnóstico o mais rápido possível e iniciar logo o tratamento, pois após 15 dias sendo medicado o paciente para de transmitir a doença, diminuindo o número de pessoas que se infectam, bem como o número de doentes.

Dia Mundial - O Dia Mundial da Tuberculose foi lançado em 1982 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares em homenagem aos 100 anos do descobrimento do bacilo causador da tuberculose (em 24 de março de 1882) pelo Dr. Robert Koch.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!