25 de março de 2014
Comitê Consultivo Global sobre Segurança das Vacinas divulga declaração de segurança da vacina contra o HPV

Desde o dia 10 de março, meninas de 11 a 13 anos estão recebendo gratuitamente a vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano). Com o início da campanha de vacinação surgiu um questionamento: a vacina é segura? Embora os profissionais de saúde afirmassem que sim, surgiram especulações sobre o assunto o que deixou alguns pais e responsáveis inseguros. Pois um documento do Comitê Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas (Global Advisory Committee on Vaccine Safety – GACVS), da Organização Mundial da Saúde, confirma o que os médicos brasileiros já vinham afirmando: a vacina contra o HPV é segura.
A OMS recomenda a introdução de vacinação contra o HPV em programas nacionais de imunização quando a prevenção do câncer do colo do útero é uma prioridade de saúde pública e a introdução da vacina é viável. E, tal como acontece com todas as novas vacinas, o Comitê Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas reviu a segurança das vacinas contra o HPV e não encontrou qualquer problema.
“O objetivo desta atualização é resumir o trabalho de GACVS ao longo dos últimos seis anos em rever a segurança das vacinas contra o HPV. É importante destacar e reiterar este trabalho, porque uma série de programas nacionais de imunização vem enfrentando perdas públicas reais e potenciais de confiança em seus programas, como resultado do aumento da publicidade negativa, a qual aborda inclusive questões relacionadas à segurança dessas vacinas”, diz o documento do GACVS.
Clique aqui para ler a versão em inglês do documento do Comitê Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas.
Clique aqui para ler a versão em português do documento do Comitê Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas.