26 de março de 2014
Profissionais de saúde do RJ recebem treinamento da Universidade de Miami para atendimento a múltiplas vítimas

O atendimento a pacientes em eventos com múltiplas vítimas é o mote de uma capacitação que a Secretaria de Estado de Saúde (SES) está promovendo desde a última sexta-feira, 21/03, até 31 de março. O público-alvo são médicos e enfermeiros das emergências não só dos hospitais da rede estadual, como também profissionais da rede municipal de saúde do Rio de Janeiro e do Corpo de Bombeiros. O curso faz parte de um convênio que o Governo do Estado firmou com a Universidade de Miami. A expectativa é treinar cerca de 280 profissionais de saúde.

O curso “Abordagem e manejo do paciente politraumatizado” reúne aulas teóricas, ministradas na sede da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia do Rio de Janeiro – SBOT/RJ, e um módulo prático que está acontecendo nos hospitais estaduais Alberto Torres (HEAT), que possui um Centro de Trauma desde junho de 2013, e no Adão Pereira Nunes (HEAPN), próxima unidade a receber um Centro de Trauma, com previsão de inauguração em junho. Há a previsão de ser realizado um exercício simulado no HEAPN.

No último final de semana, os participantes receberam ainda o treinamento P.R.I.D.E. (Planejamento e Resposta Integrada a Desastres e Emergências). Nele, são abordadas as definições e características de eventos com múltiplas vítimas, triagem pré-hospitalar, classificações e cuidados médicos de feridas de explosões, descontaminação em guerra química, organização de simulados, entre outros temas.

- O convênio que a SES tem com a Universidade de Miami é uma iniciativa muito boa para a troca de experiências, porque já trabalhamos nesse campo há muitos anos. O objetivo não é copiar o que fazemos nos Estados Unidos, mas sim adaptar à realidade do Rio de Janeiro. Essa capacitação vai possibilitar o acesso do conteúdo do curso a mais pessoas, pois antes só quem viajou a Miami pôde ver isso – explicou o romeno Mauricio Lyyn, médico da Universidade de Miami que ministrou o curso.

Mauricio conhece a realidade fluminense de perto. Ele se formou em Medicina no Rio de Janeiro e fez residência durante três anos no Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, há pelo menos 30 anos atrás.

- Visitei os hospitais Adão Pereira Nunes e Alberto Torres e fiquei muito bem impressionado. Além da melhoria de estrutura, vi profissionais de saúde com muita vontade de oferecer seu melhor, querendo participar das mudanças, sabendo que o Rio de Janeiro está sendo pioneiro em algumas áreas. Isso é muito importante. Do que adianta prédios bonitos e modernos, alta tecnologia se quem está no atendimento ao paciente não está motivado? – ressaltou.

Motivada estava a diretora de pacientes externos do Hospital Municipal Souza Aguiar, Lorenza Diogo. Ela participava na última segunda-feira, 24/03, pela primeira vez do módulo teórico do curso.

- Essa iniciativa da SES é muito importante para o estado. Trabalho no maior hospital da cidade, com mais especialidades e que fica na região mais central. Caso ocorra algum acidente com múltiplas vítimas no Maracanã, por exemplo, é fundamental que os profissionais da unidade estejam treinados e afinados sobre a melhor maneira de socorrê-las para a preservação de suas vidas – observou.

Foco nos grandes eventos na cidade – Esse não é o primeiro encontro promovido pela SES para discutir os grandes eventos que o Rio de Janeiro vai receber nos próximos anos. Membros do Departamento de Sangue e Transplantes do Serviço Nacional de Saúde Britânico e da área de Vigilância em Saúde no Reino Unido estiveram entre 2012 e 2013 na cidade para contar sobre a experiência com as Olimpíadas de Londres. O diretor médico do COI, Patrick Schamasch, e integrantes das equipes médicas dos Jogos Olímpicos de Atenas e Londres também estiveram por aqui explanando sobre os serviços médicos durante os Jogos Olímpicos. Em setembro de 2012, foi a vez do médico responsável pela coordenação das emergências nas Olimpíadas de Londres e idealizador do Protocolo de Manchester de Triagem em Emergências, Kevin Mackway-Jones, aportar na cidade para participar de debate sobre o serviço.

Próximas etapas - Nos meses de abril, maio, junho e julho estão previstos novos treinamentos sobre o tema.