Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
04 de abril de 2014
Mais de 50% de meninas foram vacinadas contra HPV no país

Mais de 50% de meninas foram vacinadas contra HPV no país

Mais de 2,8 milhões de meninas já foram vacinadas contra HPV em todo o país, segundo dados do Ministério da Saúde (MS) do dia 4 de abril. O número representa 55,46% do público-alvo da campanha. A meta é vacinar 80% do público-alvo, o equivalente a 4,1 milhões de meninas na faixa etária de 11 a 13 anos. No Estado do Rio de Janeiro 189.6362 meninas receberam a vacina (também de acordo com dados do MS de 4/4), o que representa 47,77% do público-alvo. O objetivo é atingir a meta até o dia 10 de abril.

O Ministério da Saúde recomenda que a primeira dose (de um total de três) seja aplicada nas escolas públicas e privadas que aderiram à estratégia iniciada no dia 10 de março. A vacina também está disponível nos 36 mil postos da rede pública de saúde durante todo o ano. A segunda dose será aplicada com intervalo de seis meses e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose.

A vacina também é ofertada na rede privada e, neste caso, com a faixa etária ampliada para maiores de 13 anos. Na rede privada o esquema é diferenciado e varia de acordo com a vacina. Duas vacinas estão disponíveis nas clínicas particulares. Uma contem os tipos 6, 11, 16 e 18 de HPV – a mesma oferecida pelo PNI – com intervalos de 0, 2 e 6 meses (no PNI os esquema é 0, 6 e 60), indicada para meninas, meninos e jovens de 9 a 26 anos de idade, Já a outra vacina disponível contem os tipos 16 e 18 de HPV com intervalos de 0, 1 e 6 meses, indicada para meninas e mulheres a partir dos 9 anos de idade.

Segurança da vacina

Usada como estratégia de saúde pública em 51 países, a vacina utilizada no Brasil é recomendada pela OMS e tem eficácia de 98% contra o vírus HPV. O Comitê Consultivo Mundial sobre Segurança das Vacinas, responsável por prestar assessoramento científico à OMS, atestou novamente a segurança da vacina contra o HPV, durante reunião realizada no dia 12 de março.

Desde o lançamento da vacina contra o HPV, em 2006, mais de 170 milhões de doses foram aplicadas no mundo. Diversos estudos que monitoraram durante anos, milhares de pessoas vacinadas na Austrália, Europa e América do Norte, excluíram a ocorrência de eventos adversos graves ou permanentes.

Prevenção

A vacinação é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero. Ela não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais. A orientação é para que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos negativos.

(Com informações do Ministério da Saúde)

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!