Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
08 de abril de 2014
Ações de informação e conscientização marcam o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose

Ações de informação e conscientização marcam o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose
No Estado do Rio de Janeiro, 72 em cada 100 mil habitantes têm tuberculose. O número, alarmante, faz do estado o que tem maior incidência de casos no país. Somente no ano de 2012 foram notificados 14.505 casos em todo o estado, sendo 11.614 novos. A taxa de mortalidade também é alta por aqui: 739 óbitos apenas em 2012.

Diante deste cenário, a divulgação de informações sobre a doença se torna ainda mais importante. Aproveitando o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, comemorado em 24 de março, ações de informação e conscientização foram realizadas em diferentes municípios fluminenses durante a Semana de Luta contra a Tuberculose.

Encontros, caminhadas, seminário e distribuição de materiais educativos fizeram parte da programação. Confira como foram as atividades em alguns municípios:

 

Ações de informação e conscientização marcam o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose

Duque de Caxias

Como a tuberculose se manifesta? Como é diagnosticada? Como é feito o tratamento? Para levar à população respostas para estas e outras questões relacionadas à tuberculose, o município de Duque de Caxias realizou sua ação no dia 29 de março. Foram realizadas palestras e ações na comunidade e até uma apresentação teatral.

“Participaram o Programa de DST/AIDS, com palestras, informações e distribuição de preservativos após orientações; o Programa de Tabagismo; o Programa de Diabetes e Hipertensão; e representantes das ONGs e do programa de Saúde Bucal”, conta Maria Cristina Gil, Coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose de Duque de Caxias.

 

Macuco

Ações de informação e conscientização marcam o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose

Já em Macuco, as ações foram realizadas no dia 24 de março, no Centro Municipal de Saúde. Para sensibilizar a população quanto aos sinais e sintomas da doença o município realizou uma ação de mobilização na sala de espera do centro de saúde. Lá foram apresentados slides e, em um bate-papo, esclarecidas dúvidas dos presentes. O resultado, segundo a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, foi muito satisfatório.

 

 

 

Petrópolis

Ações de informação e conscientização marcam o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose
A cidade de Petrópolis também realizou ações de conscientização para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose.  No dia 24 de março foi realizado um evento para a população que vive em situação de rua no Abrigo do Alto da Serra, vinculado a secretaria municipal de assistência social e cidadania, parceira do PCT, que contou com palestras sobre tuberculose e aids, sorteio de brindes e festa com bolo, refrigerante e cachorro-quente.

 

 

 

Itaboraí

Em Itaboraí o evento da Semana de Luta Contra a Tuberculose foi realizado em 24 de março. A ação contou com a participação de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde; das direções do Hospital Municipal e do Hospital Estadual João Batista Cáffaro; de representantes da UPA de Manilha;

Ações de informação e conscientização marcam o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose
representantes do Conselho Municipal de Saúde; do vice-prefeito Dr. Audir Santana; do Secretário de Saúde, Dr. Edílson e da Coordenadora do Programa de Tuberculose da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Dra. Ana Alice.

Durante o dia, várias atividades aconteceram como a apresentação do panorama da tuberculose em Itaboraí; o lançamento do Boletim Informe TB; a apresentação das pesquisas realizadas no município pela ENSP; encenação de uma peça teatral e de dança do ventre, entre outras atividades.

 

Tuberculose

É uma doença infectocontagiosa, causada pelo bacilo de Koch, e que afeta principalmente os pulmões, podendo também ocorrer em outros órgãos e tecidos. A transmissão da tuberculose pulmonar, a mais comum e transmissível, é feita por via respiratória e está ligada muitas vezes, às baixas condições de vida, particularmente, a moradia em locais sem ventilação adequada e sem exposição ao sol.

O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse por três semanas ou mais, podendo ser acompanhada de febre, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço. Deve-se buscar fazer o diagnóstico o mais rápido possível e iniciar logo o tratamento, pois tomando a medicação corretamente, todos os dias, geralmente o portador de tuberculose deixa de transmitir a doença ao final dos primeiros 15 dias de tratamento, mas mesmo assim só terá chances de cura realizando, no mínimo, 6 meses de tratamento.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!