Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Saiba como se cuidar Doenças de A a Z Ficha

Buscar por:

A caxumba é uma doença infecciosa aguda, transmissível, causada por um vírus que provoca febre e inflamação da glândula parótida. O causador da infecção é o vírus da família Paramyxoviridae, gênero Rubulavírus.

 

Modo de transmissão

A caxumba é transmitida pelo contato direto com gotículas de saliva do doente

 

Sintomas

Febre, aumento do volume das glândulas salivares localizadas na região da boca, principalmente a parótida. Podem estar presentes outros sintomas como dor no corpo e dor de cabeça. Em homens adultos, pode ocorrer inflamação nos testículos (orquite) e, em mulheres acima de 15 anos, inflamação nos ovários (ooforite). É relativamente comum também o comprometimento do sistema nervoso central, conhecido por meningite asséptica, e pancreatite.

 

O que fazer em caso de sintomas

Não existe tratamento específico. São indicados repouso, uso de medicamentos analgésicos e observação de possíveis complicações. No caso de orquite (inflamação nos testículos), o repouso e o uso de suspensório escrotal são fundamentais para o alívio da dor.

 

Prevenção

A prevenção é feita por meio da aplicação da vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), de acordo com o esquema vacinal preconizado pelo Ministério da Saúde.
 


Última atualização em: 04 de abril de 2016
Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!