Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
21 de maio de 2019
SES promove vacinação contra a gripe e febre amarela na Central do Brasil

SES promove vacinação contra a gripe e febre amarela na Central do Brasil

Vacinação em dose dupla. Depois de abrir a campanha de bloqueio contra a febre amarela no dia 18 de fevereiro deste ano, a Central do Brasil recebe novamente nos dias 22 e 23 de maio o posto volante da Secretaria de Estado de Saúde, em evento realizado em parceria com a SuperVia. Agora, serão aplicadas as vacinas contra a febre amarela e a gripe.

A imunização acontecerá das 7h às 11h, na tenda que será montada na entrada “C” da Central. A iniciativa faz parte da estratégia da SES de levar vacinas a locais de grande concentrações de pessoas. Para receber as doses basta comparecer ao local e apresentar um documento de identificação.

- A SES tem promovido vários eventos de vacinação no estado com o objetivo de estimular a imunização de febre amarela e, agora, contra a gripe. Ao receber a vacina da gripe em nossa tenda, a pessoa já fica imunizada contra três vírus da doença, inclusive o H1N1 - destaca o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos.

Até o momento, o Rio vacinou 1,8 milhão de pessoa contra a gripe nos 92 municípios do Estado, o que representa cerca de 40% do público-alvo. Com relação à febre amarela, foram cerca de 12 milhões de imunizados, com cobertura de 80%.

Vacinação contra a gripe

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começou no dia 10 de abril e tem a previsão de encerramento no dia 31 de maio de 2019.

Importância da vacina

A influenza provoca hospitalização e mortes por infecção. A vacinação reforça o sistema imunológico da pessoa, constituindo-se num importante instrumento de prevenção contra a doença.

Público-alvo

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e adolescentes. A vacina está disponível a jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, independente da idade. A vacina também esta sendo ofertada aos professores das escolas públicas e privadas. Recentemente, o Ministério da Saúde incluiu policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.

Quem tem algum tipo de alergia pode se vacinar?

A vacina é segura, mas é contraindicada para pessoas com alergia severa ao ovo. Porque no processamento dos vírus pra se elaborar a vacina existe uma etapa em que os vírus crescem em ovos e isso pode levar a proteína dos ovos pra vacina. Então, as únicas pessoas que devem tomar o cuidado adicional em relação à vacina são aquelas que já sabem que têm alergia a ovo.

Números no estado

A Superintendência de Vigilância Epidemiológica da SES informa que em 2018, foram notificados 233 casos de influenza, com 30 óbitos. Em 2019, foram notificados 38 casos, com 6 óbitos.

Febre amarela

Há dois tipos de febre amarela – silvestre e urbana. As duas são causadas pelo mesmo vírus e causam a mesma doença, mas se diferem pelo vetor de transmissão. A urbana é transmitida pelo Aedes aegypti e, de acordo com o Ministério da Saúde, desde os anos 40, o Brasil não registra casos deste tipo da doença.

Já a silvestre é transmitida pelos mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabeths, insetos de hábitos estritamente silvestres. A febre amarela silvestre é endêmica em algumas regiões do país, principalmente na região amazônica. Trata-se de uma doença infecciosa febril aguda, transmitida exclusivamente pela picada de mosquitos infectados.

Sintomas

Os principais sintomas da febre amarela são dor de cabeça, febre, amarelamento da pele, dores musculares e articulares, náuseas, indisposição, entre outras manifestações.

Números no estado

Em 2018, foram registrados 262 casos de febre amarela silvestre em humanos, com 84 óbitos. Os mosquitos Haemagogus e Sabethes são os transmissores da febre amarela silvestre. Já em 2019, a SES não registrou casos da doença.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!