24 de março de 2021
Coordenação de Vigilância Epidemiologica,SES RJ promove sua primeira reunião virtual 2021
E declarou-se Pandemia em março de 2020 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Inicialmente quadros graves e óbitos pela COVID-19 afetaram em maior proporção a população de idosos e pessoas com comorbidades, tendo em crianças e adolescentes, em sua maioria, quadros leves, moderados ou apenas assintomáticas.
Começaram então a surgir em abril de 2020, relatos da ocorrência de Síndrome Inflamatória em crianças com semelhança à Síndrome de Kawasaki possivelmente associada à COVID-19 em diferentes países sendo o espectro clínico da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) até então desconhecida.
Entidades nacionais e internacionais tais como Organização Panamericana de Saúde (OPAS), Ministério da Saúde (MS) e Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), emitiram alertas apontando a necessidade de monitoramento, diagnóstico e tratamento adequado dessa síndrome que foi denominada como Síndrome Inflamatória Multissistêmica (SIM-P) associada à COVID-19. Sendo a primeira reunião sobre a SIMP, no Brasil, em 05 de maio de 2020 com a participação das instituições supracitadas além do Hospital Geral Universitário Gregório Marañón.
Considerando a necessidade de detectar, monitorar e analisar os casos da SIM-P em crianças e adolescentes, bem como prestar assistência oportuna no âmbito do estado do Rio de Janeiro, recomendamos que a notificação seja compulsória em todo território do Estado do Rio de Janeiro, para todos os casos suspeitos e confirmados, devendo ser notificados pelos serviços de saúde pública ou privados por meio do sistema REDCap,conforme disposto no Informe 002/2020-2021.
Reforçando, a vigilância é universal, todos os municípios devem notificar pela REDCap.
Em 18 de março de 2021, a Coordenação de Vigilância Epidemiologica, desta SES RJ promoveu sua primeira reunião virtual com informes atualizados do cenário epidemiológico, bem como, orientações e condutas de monitoramento,
Abaixo Segue o Informe técnico 002/2020-2021
Informe Técnico 001/2021