Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
24 de março de 2021
Coordenação de Vigilância Epidemiologica,SES RJ promove sua primeira reunião virtual 2021

E declarou-se Pandemia em março de 2020 pela Organização Mundial da Saúde (OMS).                        Inicialmente quadros graves e óbitos pela COVID-19 afetaram em maior proporção a população de idosos e pessoas com comorbidades, tendo em crianças e adolescentes, em sua maioria, quadros leves, moderados ou apenas assintomáticas.
Começaram então a surgir em abril de 2020, relatos da ocorrência de Síndrome Inflamatória em crianças com semelhança à Síndrome de Kawasaki possivelmente associada à COVID-19 em diferentes países sendo o espectro clínico da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) até então desconhecida.
Entidades nacionais e internacionais tais como Organização Panamericana de Saúde (OPAS), Ministério da Saúde (MS) e Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), emitiram alertas apontando a necessidade de monitoramento, diagnóstico e tratamento adequado dessa síndrome que foi denominada como Síndrome Inflamatória Multissistêmica (SIM-P) associada à COVID-19. Sendo a primeira reunião sobre a SIMP, no Brasil, em 05 de maio de 2020 com a participação das instituições supracitadas além do Hospital Geral Universitário Gregório Marañón.
Considerando a necessidade de detectar, monitorar e analisar os casos da SIM-P em crianças e adolescentes, bem como prestar assistência oportuna no âmbito do estado do Rio de Janeiro, recomendamos que a notificação seja compulsória em todo território do Estado do Rio de Janeiro, para todos os casos suspeitos e confirmados, devendo ser notificados pelos serviços de saúde pública ou privados por meio do sistema REDCap,conforme disposto no Informe 002/2020-2021.
Reforçando, a vigilância é universal, todos os municípios devem notificar pela REDCap.
Em 18 de março de 2021, a Coordenação de Vigilância Epidemiologica, desta SES RJ promoveu sua primeira reunião virtual com informes atualizados do cenário epidemiológico, bem como, orientações e condutas de monitoramento,  

Abaixo  Segue o Informe técnico 002/2020-2021

Informe Técnico 001/2021
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!