20 de agosto de 2015
Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate a Hanseníase: municípios realizam atividades de conscientização

Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate a Hanseníase: municípios realizam atividades de informação e conscientização

Em comemoração ao Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate a Hanseníase, celebrado em 5 de agosto, municípios do Estado do Rio de Janeiro realizaram atividades para sensibilizar e mobilizar a população e as autoridades para combater a doença. Este ano a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), através da Gerência de Dermatologia Sanitária, escolheu o município de Duque de Caxias para sediar o evento de comemoração da data. A escolha foi feita pelo fato de o município ser um dos que apresentam maior incidência da doença no estado.

O evento realizado em Caxias contou com a presença do Secretário de Estado de Saúde, do prefeito e do Secretário Municipal de Saúde de Duque de Caxias, de representante da Coordenação Geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação do Ministério da Saúde, da Gerência de Dermatologia Sanitária, da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional do Rio de Janeiro (SBDRJ) e do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN).

Além de Duque de Caxias, Campos dos Goytacazes, Paty do Alferes, Itaguaí e São João da Barra, entre outros, realizaram ações pelo Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate a Hanseníase. Mas as ações não ficaram restritas aos municípios. Entre os dias 3 e 7 de agosto a Gerência de Dermatologia Sanitária da SES também realizou uma exposição no saguão do prédio da SES, no Centro do Rio de Janeiro, com fotos de ex-colônias de hanseníase do Rio de Janeiro (Hospital Estadual Tavares de Macedo e Hospital Estadual Curupaiti, atualmente denominado Instituto Estadual de Dermatologia Sanitária).

Houve, ainda, uma sessão de autógrafos, também no saguão do prédio da SES, na capital fluminense, com o médico José Corsino Filho, autor do livro “Eu estava lá”. Ex- interno de uma colônia no interior de Minas Gerais, ele conta sua trajetória na obra. Clique aqui para ler mais sobre a história de Corsino!

Confira aqui fotos de algumas das ações realizadas pela SES e pelos municípios:

SES

Exposição