Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
22 de fevereiro de 2013
Pesquisa indica que casos de pedras nos rins aumentam no verão

Pesquisa indica que casos de pedras nos rins aumentam no verão

Uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência da Saúde do Homem, em São Paulo, indica que os casos de emergência por pedras nos rins aumentam até 30% no verão. Entre janeiro e março do ano passado, os médicos do centro atenderam cerca de 130 homens e mulheres por mês com crises de cólica renal. Normalmente, esse número é de 100 pacientes – entre os 3 mil que são recebidos na unidade mensalmente.

Segundo os profissionais envolvidos no estudo, tomar pouca água e transpirar muito contribuem para a formação de pedras nos rins. Isso acontece porque quando a pessoa está desidratada, a concentração de cristais na urina é maior. Ao se juntarem estes cristais formam a pedra.

Além disso, alimentar-se mal e estar acima do peso também podem contribuir para o aparecimentos de pedras nos rins. Entre os alimentos que podem piorar essa condição estão amendoim, castanha-do-pará, calabresa e camarão. Já líquidos como água e sucos de limão, laranja e melão são ótimas fontes de hidratação. Essas frutas contêm uma substância chamada citrato, que contribui para o bom funcionamento renal.

(Com informações do G1)

Leia mais:
Previna-se contra doenças renais

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!